Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura apoia integralmente o evento ‘20 Anos de Anime – Jungle Party’, que reuniu milhares de fãs da cultura japonesa na capital

Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), fomentou, de forma integral, nos dias 28 e 29/6, o evento “20 Anos de Anime – Jungle Party”, que aconteceu no centro de convenções do Amazonas Vasco Vasques, zona Centro-Sul. Com investimento superior a R$ 1 milhão, viabilizado por meio de emenda parlamentar, o projeto foi executado pelo Instituto América do Sul (IAS) e reuniu milhares de pessoas em uma celebração histórica da cultura pop oriental na capital amazonense.


Com entrada gratuita, a iniciativa proporcionou à população manauara uma verdadeira imersão no universo dos animes, mangás, games, cosplay e na rica tradição cultural japonesa, aliando entretenimento, formação e fomento à economia criativa.


O apoio da Manauscult foi fundamental para a realização do evento em grande escala. Desde o planejamento até a execução, a fundação esteve presente acompanhando toda a estrutura, organização e entrega do projeto à população, como parte de sua missão institucional de democratizar o acesso à cultura e valorizar as expressões contemporâneas e juvenis. Além disso, a equipe de fiscalização e monitoramento da Manauscult também esteve presente durante os dois dias de evento, verificando se todas as etapas estavam sendo cumpridas conforme o regulamento previsto.


“A Manauscult tem o compromisso de apoiar projetos que conectem a juventude à cultura e ampliem os horizontes criativos da nossa cidade. Investimos em iniciativas que falem com essa nova geração e ao mesmo tempo movimentam a economia criativa, promovendo lazer, identidade e inovação. A Jungle Party é um reflexo disso”, destacou o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato.


Durante os dois dias de evento, o espaço foi transformado em um grande palco para a apresentação da diversidade cultural e artística. A programação contou com: apresentações de K-pop e bandas locais; concursos de cosplay com alto nível de produção; oficinas de caligrafia japonesa e cultura oriental; exibição de animes e talk shows com convidados especiais; feira de produtos temáticos, games, área gamer e espaço otaku; e espaço para artistas independentes locais exporem seus trabalhos.


A participação do público superou as expectativas dos organizadores, com forte adesão de crianças, adolescentes, jovens e famílias inteiras, todos reunidos em um ambiente seguro, acessível e inclusivo.



Para os organizadores, o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult, foi decisivo para o êxito do evento.


“Esse apoio foi fundamental. Graças ao investimento da Prefeitura de Manaus, conseguimos realizar um evento gratuito, de grande porte e com uma estrutura à altura do público que há 20 anos acompanha o cenário geek e otaku em Manaus. Só temos a agradecer à Manauscult por acreditar nesse projeto e por estar presente do início ao fim”, afirmou o coordenador do evento e presidente do IAS, Antônio Salazar.


Além de homenagear duas décadas de eventos de anime na cidade, a Jungle Party também reafirma o crescimento e a força da cultura urbana e da juventude manauara. O evento ofereceu espaço para pequenos empreendedores, artistas visuais, produtores de conteúdo e influenciadores digitais, fomentando um ecossistema criativo que movimenta a cidade culturalmente e economicamente.


Com essa ação, a Manauscult segue cumprindo seu papel de fomentar e descentralizar o acesso à cultura, promovendo iniciativas que geram impacto social, valorizam novos públicos e constroem uma Manaus mais plural, diversa e conectada com as linguagens culturais contemporâneas.

Foto – Thelson Souza/Manauscult 

Post Relacionado

Escola municipal da zona rural realiza ‘Dia da Matemática’

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus comprova eficiência das ecobarreiras durante chuvas intensas

victoria Farias

Escola André Vidal de Araújo recebe ‘Ação Cidadania’ para atender famílias dos alunos

Victória Farias