Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura anuncia vencedores na Categoria Prata do 66º Festival Folclórico do Amazonas 

Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), anunciou, nesta terça-feira, 25/6, os vencedores da Categoria Prata, no 66º Festival Folclórico do Amazonas 2024. A apuração foi realizada no Centro Arqueológico de Manaus (CAM), localizado na avenida 7 de Setembro, bairro Centro, zona Sul da cidade.

Os primeiros lugares de cada uma das 11 modalidades da Categoria Prata foram conquistados pelos grupos Tsunami na Roça (dança alternativa), Simetria na Roça (dança regional), Muras (povos indígenas), Belo Horizonte (cacetinho), Síria do Amazonas (dança internacional), Café da Redenção (dança nacional), Cabras de Capitão Rufino (dança nordestina), Águias de Ouro (ciranda), Bibas Boys (quadrilha cômica), Pistoleiros na Roça (quadrilha de duelo), e Caipira na Roça da Betânia (quadrilha tradicional).

O diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, iniciou a apuração na presença do vice-presidente da pasta, Reginei Rodrigues, acompanhados dos representantes das ligas folclóricas: Elson Rocha, da Associação Folclórica Cultural Boi-Bumbá Corre Campo (AFBBCC), Bruno Eduardo, da Liga Independente dos Grupos Folclóricos de Manaus (LIGFM) e James Paixão da Associação Folclórica Cultural do Amazonas (AFCAM).

Ao anunciar os vencedores da Categoria Prata no 66º Festival Folclórico do Amazonas, o diretor-presidente da Manauscult destacou a diversidade cultural e o talento dos grupos participantes na edição deste ano.

“Ao término desses intensos 16 dias de festival, é com grande alegria que reconhecemos o talento e dedicação de todos os participantes da Categoria Prata. Cada grupo demonstrou não apenas habilidade artística, mas também um profundo compromisso em promover e preservar nossa rica cultura folclórica. Parabéns a todos os envolvidos por tornarem este evento tão memorável e inspirador para nossa comunidade”, comemorou Jender Lobato.

Confira os resultados detalhados das apurações:

Modalidade Dança Alternativa

Na modalidade Dança Alternativa a classificação final foi: 1º Tsunami na Roça. O grupo Tsunami na Roça é o único grupo da modalidade e sobe para a categoria Ouro.

Modalidade Dança Regional

Na modalidade Dança Regional, a classificação final foi: 1º Simetria Norte. O grupo Simetria Norte é o único grupo da modalidade e sobe para a categoria Ouro.

Modalidade Povos Indígenas

Na modalidade Povos Indígenas, a classificação final foi: 1º Muras, 2º Dos Barés. O grupo Muras sobe para a categoria Ouro.

Modalidade Cacetinho

Na modalidade Cacetinho, a classificação final foi: 1º Belo Horizonte, 2º Manau. O grupo Belo Horizonte sobe para a categoria Ouro.

Modalidade Dança Internacional

Na modalidade Dança Internacional, a classificação final foi: 1º Síria do Amazonas, 2º Jai Oh, 3º Rancho Luso Brasileiro. O grupo Síria do Amazonas sobe para a categoria Ouro.

Modalidade Dança Nacional

Na modalidade Dança Nacional, a classificação final foi: 1º Café da Redenção, 2º Xote da Karolina, 3º Xameguinho do Xote. O grupo Café da Redenção sobe para a categoria Ouro.

Modalidade Dança Nordestina

Na modalidade Dança Nordestina, a classificação final foi: 1º Cabras do Capitão Rufino, 2º Pisada do Sertão, 3º Lampião o Rei do Sertão, 4º Descendentes de Lampião, 5º Cangaceiros de Lampião, 6º Cabras do Capitão Cabeleira. Os dois primeiros colocados, Cabras do Capitão Rufino e Pisada do Sertão, sobem para a categoria Ouro. Cabras do Capitão Cabeleira desce para a categoria Bronze.

Modalidade Ciranda

Na modalidade Ciranda, a classificação final foi: 1º Águias de Ouro, 2º Tradição da Ciranda, 3º Explode Coração, 4º São Sebastião, 5º Tradição do Parque 10. Os dois primeiros colocados, Águias de Ouro e Tradição da Ciranda, sobem para a categoria Ouro. Tradição do Parque 10 desce para a categoria Bronze.

Modalidade Quadrilha Cômica

Na modalidade Quadrilha Cômica, a classificação final foi: 1º Biba Boys, 2º Escolinha na Roça, 3º Bagaceiros na Roça, 4º Pedro e Petrita. O grupo Biba Boys sobe para a categoria Ouro.

Modalidade Quadrilha de Duelo

Na modalidade Quadrilha de Duelo, a classificação final foi: 1º Pistoleiros na Roça, 2º Reis do Faroeste, 3º Anjos do Faroeste, 4º Renascer. O grupo Pistoleiros na Roça sobe para a categoria Ouro. O grupo Renascer desce para a categoria Bronze.

Modalidade Quadrilha Tradicional

Na modalidade Quadrilha Tradicional de 2024, a classificação final foi: 1º Caipira na Roça da Betânia, 2º Nhô Chico Junino, 3º Olinda na Roça, 4º Império na Folia, 5º Revolução na Roça, 6º Explosão na Roça, 7º Meu Reino na Roça, 8º Festança na Roça, 9º Caipira Rastapé na Roça, 10º Faz Raiva na Roça, 11º Rosas da Noite, 12º Alegria Caipira, 13º Brotinhos do Parque, 14º Pimentinhas na Roça. As três primeiras colocadas, Caipira na Roça da Betânia, Nhô Chico Junino e Olinda na Roça, sobem para a categoria Ouro. Alegria Caipira, Brotinhos do Parque e Pimentinhas na Roça desceram para a categoria Bronze.

Foto – João Viana e Phil Limma/Semcom

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus avança na recuperação de redes de drenagem na zona Norte

victoria Farias

Prefeitura de Manaus realiza gincana alusiva aos 33 anos do ECA com jovens da zona Leste

Patrick da Silva FARIAS

Prefeitura de Manaus inicia jogos escolares das Municipíadas

Victória Farias