Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura amplia em 330% oferta de refeições gratuitas com inauguração de nova unidade do Prato do Povo

Prefeitura de Manaus inaugurou, nesta terça-feira, 25/6, mais uma unidade do Prato do Povo, novo restaurante popular localizado no bairro Santa Etelvina, zona Norte. Essa é a oitava unidade entregue pelo prefeito David Almeida, desde a implantação do programa “Manaus Sem Fome”, coordenado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

O programa vem ampliando os serviços voltados para a segurança alimentar e nutricional no município. Em 2020, a cidade contava apenas com seis cozinhas comunitárias e dois restaurantes populares que, juntos, distribuíam aproximadamente 48 mil refeições por mês. Com a inauguração de sete unidades do Prato do Povo desde então, a gestão municipal, hoje, tem a capacidade de distribuir mais de 200 mil refeições gratuitas mensalmente, representando um aumento de 330%.

“Essa é a oitava unidade, ainda temos mais duas unidades para entregar nos próximos dias. Com isso, a gente vai ocupando espaços com vazios assistenciais em relação a alimentação, a partir do programa “Manaus Sem Fome”, que  é para combater a fome na cidade de Manaus”, declarou o prefeito David Almeida durante entrega do 8° Prato do Povo.

Com mais uma unidade inaugurada, os restaurantes vão aumentar o número de refeições diárias gratuitas ofertadas à população, para 8.000, sendo mil em cada um.

“Com essa entrega de hoje, nós estamos servindo diariamente 8.000 refeições para a população de Manaus. Temos mais duas para entregar. Até o final do mês, teremos dez unidades do Prato do Povo servindo a população”, disse a secretária da Semasc, Dermi Rayol.

A iniciativa da prefeitura é fruto de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Saullo Vianna. O parlamentar prestigiou a entrega e disse que os restaurantes são resultado de uma parceria que visa o bem da população. “A ampliação do número de unidades do Prato do Povo é fruto de um compromisso firmado com o prefeito, principalmente com a população de Manaus, e agora já estamos muito perto de inaugurar a décima unidade na cidade”, destacou o deputado federal.

A aposentada Socorro Cordeiro contou que a população do bairro estava precisando de um restaurante popular. “Está uma maravilha. Estava faltando para nós esse Prato do Povo aqui, então temos de agradecer a Deus e ao prefeito. Vai nos ajudar bastante”, disse.

Com a inauguração da nova unidade, o programa amplia sua capacidade de atendimento, beneficiando um número ainda maior de pessoas em situação de vulnerabilidade. Além disso, a presença do programa em diferentes regiões da cidade facilita o acesso dos cidadãos aos serviços alimentares essenciais.

Foto – Dhyeizo Lemos/Semcom

Post Relacionado

Centros Municipais Sociopsicopedagógicos da Prefeitura de Manaus recebem novos computadores

Victória Farias

Prefeitura realiza assinatura de contratos com os artistas contemplados no edital ‘Manaus Faz Cultura 2023’

victoria Farias

Prefeitura de Manaus oferta mais de cem vagas para curso de TBO

victoria Farias