Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida realiza entrega histórica no Morro da Liberdade e gestão ultrapassa marca de 12 mil registros de imóveis entregues

O prefeito de Manaus, David Almeida, realizou, nesta terça-feira, 16/9, um dos atos mais simbólicos de sua gestão: a entrega de 600 registros definitivos de imóveis a famílias do bairro Morro da Liberdade, zona Sul da capital. A cerimônia, realizada na quadra da escola de samba Reino Unido da Liberdade, marcou um momento histórico para a comunidade, que aguardava pelo direito pleno à propriedade há 133 anos, e fez com que a atual gestão ultrapassasse a marca de 12 mil registros entregues desde 2023.

A iniciativa faz parte do maior programa de regularização fundiária da história da cidade, coordenado pela Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf). A ação garante segurança jurídica, cidadania e dignidade às famílias, além de possibilitar acesso a crédito, valorização patrimonial e investimentos.

“Este é o sonho de várias gerações. Meus avós, meus pais e tantos moradores que já descansaram esperaram por este momento. Hoje, fazemos justiça social, entregando não apenas um título, mas o registro de imóveis devidamente cartorializado, o que dá às famílias o direito real sobre suas propriedades”, destacou o prefeito David Almeida, ao lembrar histórias de antigos moradores e citar a centenária Dona Antônia, presente à solenidade.

O prefeito também fez um apelo à comunidade para que mais moradores concluam seus cadastros junto à Prefeitura. “São 1.700 lotes no bairro, mas apenas 750 acreditaram neste processo. Muitos pensaram que seria mais uma promessa sem resultado. Estamos aqui provando que é possível mudar essa realidade e transformar a vida das famílias”, reforçou.

O secretário da Semhaf, Jesus Alves, ressaltou a relevância da criação da pasta, em junho de 2023, como marco para enfrentar os desafios habitacionais de Manaus. “Nossa cidade tem um dos maiores déficits habitacionais do país e milhares de imóveis irregulares. Hoje, após mais de um século de espera e de promessas não cumpridas, entregamos registros definitivos, garantindo às famílias não apenas a posse, mas a propriedade legal. Foi determinação do prefeito que o bairro onde nasceu fosse priorizado. E hoje celebramos juntos essa conquista histórica”, afirmou.

Emocionada, a moradora Dona Darcy, 68 anos, agradeceu pela conquista coletiva. “Eu vi esse menino crescer. Ele corria pela minha rua, vivia brincando, alegre, amigo de todos e, hoje, ele é um grande homem de Deus e, igual a nós, do povo também”, disse.

O programa de regularização fundiária da Prefeitura de Manaus envolve um conjunto de ações técnicas, jurídicas e sociais, que vão desde o levantamento topográfico até a entrega do registro em cartório, conferindo validade plena às escrituras. Diferente de gestões anteriores, os títulos já são entregues com registro oficial, evitando que o cidadão tenha custos e trâmites adicionais.

Tradição e memória

Fundado em 1892, o Morro da Liberdade é um dos bairros mais tradicionais de Manaus, conhecido pela sua organização social e forte identidade cultural. O local é berço de manifestações populares, religiosas e artísticas, abrigando símbolos como a escola de samba Reino Unido da Liberdade, palco da solenidade.

“Hoje é um dia histórico não só para o Morro da Liberdade, mas para toda Manaus. Estamos realizando um sonho centenário, transformando vidas e cumprindo nosso compromisso de garantir justiça social e dignidade às famílias da nossa cidade”, concluiu o prefeito David Almeida.

Texto – Emanuelle Baires / Semcom-Prefeito e Leonardo Fierro / Semhaf

Foto – Dhyeizo Lemos / Semcom-Prefeito

Post Relacionado

Moradores do Coliseu agradecem processo de regularização fundiária pela Prefeitura de Manaus

Victória Farias

Prefeitura realiza busca ativa de hanseníase entre reclusas do Compaj com aplicação de questionário

victoria Farias

Estande da Prefeitura de Manaus é destaque no primeiro dia da feira da ‘Abav Expo & Collab 2022’, em Pernambuco

Victória Farias