Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida antecipadamente comemorou o Dia do Gari e destaca pagamento de produtividade aguardada há mais de 20 anos

O prefeito de Manaus, David Almeida, participou, nesta quinta-feira, 15/5, do grande evento em homenagem ao Dia do Gari, realizado oficialmente em 16 de maio. A comemoração reuniu centenas de servidores de limpeza urbana na sede da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), na zona Oeste, em uma programação especial voltada ao reconhecimento e valorização daqueles profissionais que atuam diariamente na manutenção da cidade.

Durante o evento, o prefeito David Almeida anunciou um marco aguardado há mais de duas décadas: o pagamento da produtividade para cerca de mil garis, um direito histórico da categoria que passou a ser efetivado em sua gestão.

“Os garis de Manaus ganham protagonismo na nossa gestão. São fundamentais no dia a dia da cidade e nada mais justo do que homenageá-los, reconhecendo seu valor, seu trabalho e, acima de tudo, sua dedicação em melhorar a vida das pessoas”, afirmou o prefeito em discurso emocionado.

A comemoração do contorno com final de campeonato de futebol entre servidores, atrações culturais e homenagens a nomes simbólicos da categoria, como o “Gari da Alegria” Eliezer Abreu e a veterana Maria Arlete, de 65 anos, que atua há 30 anos na função.

O chefe do Executivo municipal também reforçou a necessidade de colaboração da população para manter uma cidade limpa. “É preciso que cada um tome para si a responsabilidade de manter Manaus limpa. A gente limpa às 7h da manhã, mas às 9h o local já está sujo de novo. Isso nos entristece. A participação da população é fundamental para avançarmos”.

O secretário da Semulsp, Sabá Reis, destacou o impacto das ações da gestão atual na vida dos servidores. “Quando David chegou à prefeitura, muitos garis aguardavam há mais de 20 anos por justiça. Hoje, quase mil já foram conquistas com a produtividade, e até o fim da gestão, todos serão contemplados. Só faltam menos de 200”, afirmou.

O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Renato Junior, elogiou o compromisso do prefeito com os trabalhadores da limpeza. “O senhor fez até o presidente da República parar para agradecer os garis. Isso só aconteceu em Manaus, na sua gestão. O gari é o braço forte dessa gestão. E o senhor se orgulha disso, porque é um prefeito do povo, focado no trabalho”, destacou.

Em clima de emoção e orgulho, os homenageados agradeceram o reconhecimento. “Ser gari é uma honra. Estamos sempre nas ruas com alegria contagiante. Hoje é o nosso dia e é um privilégio ter o reconhecimento do prefeito”, afirmou Eliezer. Já a dona Maria Arlete resumiu. “Criei meus filhos com esse trabalho. Tenho orgulho de fazer parte dessa equipe há 30 anos”.

A reforçar o compromisso da gestão David Almeida com a valorização humana, o respeito aos profissionais da limpeza urbana e o fortalecimento das políticas públicas que apoiam o protagonismo de quem cuida da cidade com dignidade.

Foto – Antônio Pereira e Clóvis Miranda / Semcom

Post Relacionado

Núcleo Redenção do ‘Manaus Esportiva’ forma talentos do taekwondo

blitzamazonico

Prefeitura soma mais de 28 mil atendimentos para licenciamento urbano neste primeiro semestre

Patrick da Silva FARIAS

Prefeitura de Manaus realiza audiência pública do Fórum Permanente de Educação do Município

victoria Farias