O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, nesta segunda-feira, 13/5, mais uma unidade de saúde de grande porte, ampliando para cinco o número total de unidades de 1,2 metro quadrado de área construída e capacidade para 15 mil procedimentos por mês que integram, até o momento, a rede de assistência da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
A nova Unidade de Saúde da Família (USF), que leva o nome do Prefeito Frank Abrahim Lima, está localizada no conjunto Águas Claras, bairro Novo Aleixo, zona Norte da capital, e vai oferecer serviços de Atenção Primária à Saúde, como exames e consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, dispensação de medicamentos, e acompanhamento da saúde em todos os ciclos de vida.
Para construir e equipar a nova unidade, que conta com mais de 50 ambientes distribuídos em dois pisos, foram investidos R$ 6,1 milhões no modelo Parceria Público-Privada (PPP).
O prefeito destacou o trabalho realizado pela sua gestão, que está mudando a realidade da Atenção Primária na capital amazonense.
“Nós estamos ampliando os nossos serviços de Atenção Primária. Estamos saindo daquele modelo de casinhas da família, de 32 metros quadrados, para unidades como essa de 1.200 metros quadrados, com capacidade de atendimento de 15 a 20 mil procedimentos por mês. Isso muda a realidade da atenção primeira na cidade de Manaus, garantindo comodidade, conforto e o melhor serviço para a população”, enfatizou o prefeito.
Segundo o chefe do Executivo municipal, a meta é alcançar a marca de até 90% da cobertura de atenção primária em Manaus. A atual gestão assumiu com a cidade tendo uma cobertura de apenas 47% e já está com 82%. Novas unidades de grande porte serão inauguradas para alcançar esse objetivo.
A secretária Shádia Fraxe, titular da Semsa, afirmou que a nova USF vai atender mais de 100 mil moradores do bairro Novo Aleixo e região.
“Essa é a quinta unidade porte 4 que o prefeito David Almeida entrega para a população de Manaus, e dessa vez é aqui no bairro Novo Aleixo, onde tem uma população estimada de mais de 100 mil habitantes, que vão poder usufruir dos serviços todos da Atenção Básica nessa unidade. Aqui, nós temos 59 ambientes diferentes, entre consultórios clínicos, odontológicos, salas de vacina, e todos os serviços da Carteira da Atenção Básica”, explicou a secretária.
Morador do bairro Novo Aleixo há quase 40 anos, Rubem Souza agradeceu a prefeitura pela entrega da USF, pois antes tinha de se deslocar para outro bairro buscar atendimento de saúde.
“A gente, às vezes, se desloca para um lugar tão longe atrás de um atendimento de saúde, muito longe do bairro. Isso aqui foi uma coisa muito boa que o prefeito fez aqui. Todo mundo aqui agradece”, afirmou Rubem Souza.
A corretora de imóveis Valcirlene Rodrigues, acredita que a nova unidade de saúde valoriza o bairro. “Eu moro bem aqui, perto da praça, e isso aqui é muito importante. O bairro vai ficar mais valorizado. Eu já moro aqui há 15 anos. Eu fico muito feliz com essa mudança que está tendo aqui no bairro, está crescendo cada dia mais. Eu fico muito feliz”.
Atendimento
Os atendimentos à população da região serão coordenados por quatro Equipes de Saúde da Família (e-SF) e quatro de Equipes de Saúde Bucal (e-SB), formadas por médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, técnicos de enfermagem, técnicos em saúde bucal e agentes comunitários de saúde e profissionais da área administrativa.
A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com serviços ofertados mediante agendamento realizado de forma presencial pelos usuários.
Pacote de Obras
A mais nova unidade de porte 4 integra um pacote de obras que abrange 13 unidades de grande porte planejadas pela gestão municipal, que já entregou a USF Prefeito Amazonino Mendes, no bairro Lago Azul, zona Norte; a USF Parque das Tribos, no bairro Tarumã-Açu, zona Oeste; e a USF Benedito Batista de Almeida, no bairro São Francisco, na zona Sul da capital. Além dessas, a atual gestão concluiu e entregou a USF Desembargador Fábio do Couto Vale, na avenida Hilário Gurjão, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste.
Foto – Clóvis Miranda / Semcom