Blitz Amazônico
Amazonas

PGJ do Amazonas é homenageado com a Medalha da Inconfidência Mineira, em Ouro Preto

PGJ Amazonense foi um dos principais agraciados com a honraria da “Grande Medalha”

O Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, participou, nesta sexta-feira (21/04), da solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência Mineira, em alusão ao Dia da Inconfidência, que prevê homenagens a pessoas que contribuem para a projeção e valorização de Minas Gerais. A cerimônia ocorreu no Centro de Artes e Convenções da Ufop, em Ouro Preto, região central do Estado de Minas Gerais (MG).

O PGJ do Amazonas foi homenageado recebendo uma das principais comendas da cerimônia, oferecida pelo Governo de Minas Gerais, a Grande Medalha da Inconfidência. O mérito é entregue a chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais Poderes de Estaduais e da União.

De acordo com o Procurador-Geral, a importância dessa comenda está relacionada à história e cultura de Minas Gerais, já que ela é uma homenagem à Inconfidência Mineira, movimento que teve como objetivo a independência do Brasil em relação a Portugal. Nesse sentido, ela representa o reconhecimento do estado de Minas Gerais àqueles que lutaram pelos ideais de liberdade e justiça que inspiraram a Inconfidência.

“A Comenda da Grande Medalha da Inconfidência Mineira é uma forma de valorizar e destacar a contribuição de personalidades que se destacaram em diversas áreas, como a cultura, a política, a ciência e educação, entre outras. Essa homenagem serve como estímulo para que outros cidadãos também se dediquem a ações que contribuam para o desenvolvimento do estado e do país. Além disso, ela representa uma homenagem à história e cultura de Minas Gerais, bem como aos ideais de liberdade e justiça que inspiraram a Inconfidência Mineira,” declarou o PGJ.

A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitschek e é, tradicionalmente, entregue todo dia 21 de abril, Dia de Tiradentes. Neste ano, Ouro Preto e Tiradentes receberam uma programação cultural, com o slogan “A Liberdade Mora em Minas”, em razão da data.

Post Relacionado

Curso de ingresso de novos promotores do MPAM tem palestra do conselheiro de Inovação do CNMP 

blitzamazonico

Obras no Centro de Atendimento ao Turista da avenida Eduardo Ribeiro chegam à reta final

EDI FARIAS

MPAM inspeciona aterro municipal de Manaus para fiscalizar execução de TAC

blitzamazonico