Blitz Amazônico
Polícia

PF realiza operação e visita condomínios de luxo em Manaus

Na manhã dessa quinta-feira (09) a Polícia Federal (PF) foi flagrada saindo do condomínio Alphaville, localizado no bairro Tarumã, na zona Oeste de Manaus.  Um pouco antes, os agentes também foram vistos no condomínio Barão do Rio Negro, no bairro Ponta Negra.

Vale ressaltar que na manhã de hoje a PF deflagrou a terceira fase da Operação Ptolomeu, que apura lavagem de dinheiro e organização criminosa envolvendo a cúpula do Governo do Acre. Então, os alvos destes condomínio seriam políticos e empresários que têm ligação com o governador Gladson Cameli.

Operação Ptolomeu III

A Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República (PGR), com apoio da Controladoria Geral da União (CGU) e da Receita Federal (RFB), deflagraram na manhã desta quinta-feira, 9/3, a Operação Ptolomeu III, visando desarticular organização criminosa envolvida em ilícitos de corrupção e lavagem de dinheiro relacionados à cúpula do Governo do Estado do Acre.

A ação é uma nova fase da operação Ptolomeu, iniciada em 2021 e que investiga, entre outros, o governador do Acre, Gladson Cameli (PP). Os mandados foram autorizados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Desde as primeiras horas da manhã, mais de 300 policiais, com apoio de servidores da CGU e RFB, cumprem 89 mandados de busca e apreensão nos Estados do Acre, Piauí, Goiás, Paraná, Amazonas e Rondônia, além do Distrito Federal.

A investigação tramita no Superior Tribunal de Justiça e constitui desdobramento das fases I e II, deflagradas no ano de 2021, quando foi identificada organização criminosa, controlada por agentes políticos e empresários ligados ao Poder Executivo estadual acreano, que atuavam no desvio de recursos públicos, bem como na realização de atos de ocultação da origem e destino dos valores subtraídos, através da lavagem de capitais.

Nesta terceira fase da investigação, a Polícia Federal busca o ressarcimento de parte dos valores desviados dos cofres públicos. Nesse sentindo, o STJ determinou a indisponibilidade de aproximadamente R$ 120 milhões, por meio do bloqueio de contas e sequestro de aeronaves, casas e apartamentos de luxo adquiridos como proveito dos crimes. Na mesma decisão, 15 empresas investigadas tiveram suas atividades econômicas suspensas por determinação do Tribunal Superior.

O STJ decretou ainda inúmeras medidas cautelares diversas da prisão, dentre as quais: a suspensão do exercício da função pública, a proibição de acesso a órgãos públicos, o impedimento de contato entre os investigados e a proibição de se ausentar do país, com a entrega de passaportes no prazo de 24 horas.

O nome da operação faz referência ao apelido utilizado por um dos principais “operadores” do esquema criminoso, além de aludir à cidade natal de grande parte dos investigados. Ptolomeu foi um cientista, astrônomo e geógrafo de origem grega, que primeiro catalogou a Constelação do Cruzeiro do Sul em seu livro Almagesto, produzido no século II.

Portal CM7

Post Relacionado

Arsenal de guerra: 21 armas furtadas são encontradas em carro de fornecedor do Comando Vermelho (CV)

VICTORIA LOUZADA

PMAM prende líder de organização criminosa acusado de chacina em Manaus

EDI FARIAS

PMAM prende três pessoas por tráfico de entorpecentes, na zona leste

EDI FARIAS