Blitz Amazônico
Amazonas

Pai reconhece filhas durante ação da Defensoria Pública em Manacapuru

O reconhecimento foi feito de forma voluntária, após o homem receber a notificação para participar da iniciativa “Meu Pai Tem Nome”

A campanha “Meu Pai Tem Nome”, realizada pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) em Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus), no último sábado (31/8), marcou a vida de duas meninas que passaram a ter o nome do pai em seus registros de nascimento.  

O reconhecimento foi feito de forma voluntária, após o homem receber a notificação para participar da iniciativa. A defensora pública Saelli Miranda, que coordenou a atividade, destacou que o caso gera impacto direto na vida das crianças. 

“Um pai recebeu o convite para participar da ação, reconheceu voluntariamente a paternidade das duas filhas e as registrou em seu nome, diretamente no Cartório. Esse gesto fortalece não só o vínculo jurídico, mas também o vínculo afetivo, trazendo dignidade e segurança para as crianças e para a família”, afirmou. 

Ao todo, a ação resultou em nove atendimentos: cinco exames de DNA, duas petições iniciais em razão da ausência do suposto pai e dois reconhecimentos de paternidade voluntários, incluindo o caso que emocionou a equipe. 

Importância da ação

Saelli pontuou que iniciativas como essa são fundamentais para municípios distantes da capital. 

“O projeto garante o direito fundamental à filiação, assegurando às crianças e adultos não apenas o nome do pai no registro, mas também a possibilidade de acesso a outros direitos, como pensão alimentícia e convivência familiar. Além disso, o exame de DNA gratuito e célere encurta a burocracia e evita a demora de um processo judicial”, explicou. 

A atividade contou com a participação de três defensores públicos, cinco estagiários, uma assessora defensorial e duas técnicas de enfermagem enviadas pela Secretaria Municipal de Saúde. 

Texto: Ed Salles

Foto: Divulgação/DPE

Post Relacionado

Em Coari, Defensoria Pública abre seleção de cadastro reserva para residência jurídica

victoria Farias

Defensoria prova inocência de técnico de informática acusado de tentativa de homicídio

Patrick da Silva FARIAS

Em visita à fábrica do Polo Industrial de Manaus, Wilson Lima reafirma que reforma tributária precisa proteger a ZFM

EDI FARIAS