Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Ouvidoria da Mulher do MPAM e TCE firmam acordo de cooperação em prol do combate à violência contra a mulher no estado

Parceria busca fortalecer a rede de proteção e o atendimento a vítimas no Amazonas

Com o objetivo de promover a integração dos trabalhos voltados ao amparo e acolhimento de mulheres e meninas vítimas de violência, a Ouvidoria da Mulher do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) celebrou um acordo de cooperação técnica com a Ouvidoria da Mulher do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), nesta segunda-feira (30), na sede do TCE-AM.

Em discurso durante a cerimônia de assinatura, a ouvidora-geral do MPAM e procuradora de Justiça, Jussara Maria Pordeus e Silva, destacou a importância da parceria, classificando-a como “mais do que um ato formal, mas uma união de esforços entre as instituições em busca de um objetivo comum: eliminar todas as formas de violência contra mulheres e meninas“. Ainda segundo ela, a cooperação fortalece a rede de apoio interinstitucional, garantindo um canal direto de comunicação e intercâmbio de boas práticas entre as ouvidorias.

A ouvidora-geral do MPAM também ressaltou que a assinatura do termo representa um compromisso conjunto para a criação de caminhos seguros e eficientes para a denúncia de abusos, violações e qualquer tipo de violência contra as mulheres no estado. “A missão das ouvidorias é ser a voz da população dentro das instituições e, no caso específico das ouvidorias da mulher, assegurar essa voz, tantas vezes silenciada, para que seja ouvida, acolhida e respeitada”, afirmou.

As autoridades presentes na assinatura do termo foram Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, procurador-geral de Justiça do MPAM, a conselheira Yara Amazônia Lins Rodrigues dos Santos, presidente do TCE/AM, e Ana Paula Machado Andrade de Aguiar, diretora da Ouvidoria da Mulher do TCE/AM.

É uma honra estar aqui, hoje, com grandes mulheres que simbolizam a força e a luta feminina. Agradeço à nossa ouvidora-geral pela contribuição para transformar nossa instituição, tornando-a mais próxima da sociedade e fortalecendo o papel das mulheres, tanto na capital quanto no interior”, agradeceu o PGJ.

O documento

O termo de cooperação técnica estabelece um regime de cooperação mútua para viabilizar a interoperabilidade entre as redes de apoio às mulheres vítimas de violência física, moral, psicológica, institucional, política, patrimonial, obstétrica e cibernética. O objetivo é evitar a revitimização das assistidas e garantir um atendimento ágil e eficiente, com a troca de informações e encaminhamentos para autoridades competentes e serviços locais.

Entre as ações previstas pelo acordo, estão a promoção de cursos, eventos e debates sobre os direitos das mulheres, a elaboração e divulgação de materiais educativos e a realização de vistorias conjuntas. Além disso, as instituições devem abrir canais de comunicação para receber sugestões e estabelecer protocolos para o encaminhamento e recebimento de demandas de alta prioridade.

O acordo também visa contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, focando na prevenção e no combate à violência contra a mulher e na promoção da igualdade de gênero.

Com a assinatura do termo, o Ministério Público do Amazonas e o Tribunal de Contas reforçam o compromisso de atuar de forma integrada e coordenada para proteger os direitos das mulheres no estado, garantindo atendimento humanizado e eficiente às vítimas e promovendo a conscientização sobre a importância do combate à violência de gênero.


Foto: Hirailton Gomes

Post Relacionado

Mais de mil famílias ribeirinhas recebem ajuda humanitária da Prefeitura de Manaus nesta semana

blitzamazonico

Prefeitura soma mais de 15 mil processos analisados de licenciamento urbano na gestão

victoria Farias

Prefeitura atua na implantação de 120 metros de rede de drenagem profunda para conter erosão no Parque 10 de Novembro

victoria Farias