Blitz Amazônico
Amazonas

Operação Virtude: Defensoria Pública leva orientações sobre segurança digital para a pessoa idosa 

Ação que abordou o combate à desinformação e à prática de golpes virtuais segue com programação até o fim de outubro 

Atenção, aprendizado e troca de experiências marcaram a palestra e oficina sobre segurança digital promovidas pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), nesta terça-feira (14), voltadas exclusivamente para pessoas idosas. A atividade abordou o combate à desinformação e à prática de golpes virtuais, reunindo dezenas de participantes no auditório do Parque Municipal do Idoso, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul de Manaus.

O evento integra a Operação Virtude, ação nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que promove atividades de conscientização e fortalecimento da rede de proteção da pessoa idosa. Com o tema “Por mais segurança no mundo virtual”, a iniciativa buscou orientar o público sobre o uso seguro das redes sociais e aplicativos de mensagens, além de apresentar os principais tipos de golpes e estratégias de prevenção no ambiente digital. 

De acordo com o defensor público Marcelo Pinheiro, a ação está em consonância com a lei municipal de 2022 que instituiu as duas primeiras semanas de outubro como período dedicado à educação digital da pessoa idosa. 

“Essa palestra vai ao encontro da lei que prevê ações de prevenção e educação digital, para que a pessoa idosa tenha um manancial de conhecimentos e evite cair em golpes tão comuns no mundo virtual. É preciso compreender que o idoso também faz parte desse universo e deve ser respeitado, receber cuidados e, principalmente, ser incluído com dignidade”, destacou Pinheiro, que é coordenador do Núcleo de Atendimento e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa (Nuappi). 

O defensor explicou que, embora o avanço tecnológico traga inúmeros benefícios, também aumenta a vulnerabilidade desse público. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual de pessoas com 60 anos ou mais que utilizam a internet subiu de 24,7% em 2016 para 62,1% em 2022 — o que contribui para o aumento das fraudes e golpes direcionados a essa faixa etária. 

“A vulnerabilidade da pessoa idosa no mundo virtual vem crescendo, porque a tecnologia muda muito rápido. Muitas vezes, o idoso usa um celular antigo não por falta de recursos, mas por se sentir mais seguro. Essa limitação no uso das ferramentas digitais acaba tornando-os vítimas preferenciais na sociedade conectada”, disse. 

Olhar de quem aprendeu 

A iniciativa foi aprovada pela aposentada Lidinalva Pinheiro, de 75 anos, participante da oficina. Ela contou que o marido foi vítima de um golpe recentemente e ressaltou a importância de ações educativas como esta. 

“Ontem mesmo, meu marido caiu em um golpe. Um escritório de advocacia mandou mensagem se passando por um advogado e cobrou dinheiro dele. Esse tipo de palestra é muito importante para alertar sobre essas situações”, afirmou. 

A idosa Maria Valdeida, de 79 anos, também participou da atividade e relatou que já enfrentou diversas tentativas de fraude. 

“Muita coisa que ele falou tirou minhas dúvidas, porque já passei por vários golpes. Uma vez, o golpista se passou pela minha filha pedindo dinheiro, mas percebi a farsa porque havia acabado de falar com ela”, contou. Satisfeita com o aprendizado, ela reforçou a importância da conscientização. 

“Agora vou ficar mais atenta. Moro sozinha e nem sempre tenho alguém por perto para me ajudar, então quanto mais palestras eu assistir, ensinando o que é certo e o que é errado, melhor para mim”, completou. 

Continuidade 

“A Operação Virtude vem justamente para mostrar à sociedade que o envelhecimento atual é diferente do de antes. Hoje temos pessoas idosas com autonomia, saúde e vontade de aprender — e é nosso papel garantir que elas sejam incluídas nesse mundo tecnológico com segurança”, explicou o defensor ao destacar que a iniciativa segue durante todo o mês de outubro. 

Confira a programação: 

17/out – Palestra no Bairro Colônia Antônio Aleixo;   

20/out – Centro de Mídias na SEDUC;   

22/out – Dia D da operação Virtude;    

25/out – Palestra e atendimento jurídico na Paróquia Nossa Senhora do Rosário.  

Texto: Aline Ferreira 

Foto: Marcus Bessa/DPE-AM

Post Relacionado

Márcia Perales lança livro sobre iniciativas para inclusão e democratização do ensino superior federal na Amazônia

blitzamazonico

Defensoria do Amazonas atende mais de 100 detentos durante mutirão carcerário em Unidade Prisional de Itacoatiara

victoria Farias

Representante do BID no Brasil convida presidente da CNC para evento de sustentabilidade na Amazônia

blitzamazonico