Blitz Amazônico
Cultura

OPA! Mostra de Filmes: Cineteatro Guarany exibe coletânea de curtas, nesta sexta-feira

Em mais uma edição do Cineclube de Arte, o Cineteatro Guarany apresenta especialmente nesta sexta-feira (17/11), às 18h, a “OPA! Mostra de Curtas”. Realizada pelo Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a programação conta com a apresentação dos filmes produzidos pelos alunos da OPA – Oficina de Produção Audiovisual, com classificação para maiores de 16 anos. A entrada é gratuita.

Celebrando o Dia do Cinema Brasileiro, comemorado em 5 de novembro, a mostra exibe 10 curtas-metragens, com a presença da equipe técnica e elenco dos filmes. Segundo o diretor do Museu, Dysson Teles, a oficina idealizada pela instituição dispensa apresentações.

“Sobretudo, a Oficina de Produção Audiovisual veio para se tornar uma referência, prova inconteste são as inúmeras premiações recebidas a nível nacional e internacional pelas suas produções. Neste sentido, convidamos todos os amantes do cinema a prestigiar a mostra dos filmes”, afirma Dysson.

A  produtora audiovisual Géssica Adzangela dirige o filme A Pipoca e ressalta detalhes do processo de produção do curta, estrelado pelo artista amazonense Otoni Mesquita. “O curta-metragem ‘A Pipoca’ é algo muito importante, pois dirigir um filme não é fácil, e desde a escrita do roteiro foi desafiador, pois, eu tinha apenas uma memória afetiva e especial de uma canção feita pelo meu tio Luíz Carlos, muito querido, e daí veio o projeto”, conta.

De acordo com Thiago Moraes, coordenador da OPA, os filmes dos alunos da oficina estão ganhando visibilidade em festivais e mostras pelo Brasil. “Isso me enche de orgulho, pois os participantes do curso chegam cheios de ideias, porém com muitas dúvidas sobre a produção e distribuição dos curtas, e com a orientação recebida conseguem realizar e distribuir os filmes em eventos de cinema”, destaca o coordenador.

“Fazer o lançamento dos filmes em Manaus com a presença dos amigos e familiares dos alunos é muito importante para todos nós, pois é o momento que apresentamos os novos talentos do audiovisual”, completa Thiago.

Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o Cineclube de Arte acontece usualmente aos sábados, às 18h30, no Cineteatro Guarany, localizado na Villa Ninita, anexo ao Palácio Rio Negro – Avenida Sete de Setembro, 1546, Centro.

Confira as produções:

ENCONTRO DAS ÁGUAS – Direção: Thiago Jesus, André Diniz e Camila Andrade

UM ANO PARA RECORDAR – Direção: Ana Coelho

CABEÇA DE MARTELO – Direção: Rafael Creder

QUEM TE VIU, QUEM TE VÊ – Direção : Fábio B. Reis

PONTO FINAL – Direção: Luan Passos e André Diniz

A DOR FANTASMA – Direção: André Diniz

A PIPOCA – Direção: Géssica Adzangela

A LUZ DO SOL – Direção: Camila Andrade

FANZINE ÚLTIMAS PÁGINAS – Direção: Rebeca Libna e Vinícius Torres

VUMBORA – Direção: Bruno Pereira

FOTOS: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Post Relacionado

Em Brasília, representantes da cultura amazonense participam da 4ª Conferência Nacional de Cultura

EDI FARIAS

Credenciamento de avaliadores de projetos da Lei Paulo Gustavo encerra na sexta-feira 

EDI FARIAS

Inscrições para Agentes Territoriais de Cultura são prorrogadas até 10 de junho

blitzamazonico