Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Oitivas da Pnab 2025 reúnem artistas para definir políticas culturais em Manaus

Prefeitura de Manaus , por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), promoveu, entre os dias 16 a 18/6, as oitivas públicas da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) 2025, no Casarão da Inovação Cassina, no Centro, com o objetivo de ouvir os representantes dos diversos segmentos artísticos locais.

Aberto ao público, as propostas tiveram início com o seminário “Políticas Públicas para a Cultura”, conduzido pela assessora Anne Paiva de Alencar, da assessoria de Políticas Culturais da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas (SEC).

O presidente da Concultura, Tony Medeiros afirmou que o evento é um marco importante para a realização e a promoção da cultura na capital.

“As oitivas públicas da Pnab 2025 são o espaço onde ouvimos a diversidade artística da nossa cidade, entendemos suas necessidades e construímos juntos as políticas que vão garantir mais investimento, mais oportunidades e o fortalecimento da cultura local como é desejo do prefeito David Almeida”, afirmou.

No decorrer de três dias, os diversos segmentos artísticos se reuniram para debater as políticas públicas para a cultura na cidade de Manaus. Como resultados, as escutas dos artistas visam contribuir para o desenvolvimento do Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAR) 2025 e dos editais de fomento à cultura no município.

A conselheira Marcivana Rodrigues Sateré Mawé destacou que as oitivas são um momento de pensar coletivamente na diversidade artística da capital.

“ Manaus é uma cidade riquíssima na questão cultural, principalmente para os artistas que estão na periferia, os indígenas, os quilombolas, os negros. Então, é pensar essa política também a partir dessa diversidade, e os momentos de escuta são importantes por conta disso. É um processo democrático importante para nós, artistas”, enfatizou a conselheira.

A participação da comunidade artística foi essencial para garantir que os recursos sejam aplicados de forma homologada às necessidades reais dos setores, promovendo o fortalecimento da cultura local e a inclusão de todos os segmentos culturais no processo de decisão.

O que é o Pnab?

A Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) é uma política pública instituída pela Lei nº 14.399/2022, que visa o fomento à cultura por meio de repasses diretos da União para estados e municípios. Em Manaus, as atividades vêm sendo realizadas desde 2024, com a participação ativa de diversos segmentos culturais, como música, artes visuais, teatro, dança, literatura, cultura popular, audiovisual e cultura étnica.

Foto – Mateus Santos/Concultura

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus publica critérios para seleção de famílias do ‘Minha Casa, Minha Vida’ e reforça combate ao déficit habitacional

victoria Farias

Prefeito David Almeida acompanha ação integrada de combate ao Aedes aegypti

Patrick

Cenário dos primatas está quase concluído com modelagem no parque Amazonino Mendes

blitzamazonico