Blitz Amazônico
Amazonas

Oficina Caruanas valoriza identidade e memória ancestral de mulheres indígenas em Manaus

Conversas sobre valor da comunidade e relação com território marcaram ação que faz parte do projeto Cultura Raiz.

Mais de 20 mulheres indígenas concluíram, nesta quarta-feira (25), a Oficina Caruanas, iniciativa da Associação Zagaia Amazônia dentro do Projeto Cultura Raiz. A ação tem o patrocínio do Instituto Aegea, por meio da Águas de Manaus, e foi realizada entre os meses de agosto e setembro, com o objetivo de promover diálogos para fortalecimento da autoestima, da valorização das tradições e da transmissão intergeracional de conhecimentos ancestrais.

Na oficina, as participantes conversaram sobre identidade, ancestralidade, cosmovisão, comunidade e natureza, em diálogos que reforçaram a relação das mulheres indígenas com o território. Artesã no Parque das Tribos, Beatriz Melgueiro destacou a oportunidade de troca com as colegas durante o curso. “A gente se sentiu muito acolhida aqui. É um encontro de mulheres muito lindo, na verdade. Muitas vezes, eu fico só em casa, fazendo meus artesanatos, e foi muito maravilhoso poder estar aqui. Como empreendedora, como artesã, é uma oportunidade para ter mais conhecimentos”, sintetizou Beatriz, que é do Alto Rio Negro, na região de fronteira.

O sentimento é compartilhado por Joana Galvão, do povo Dessana, que também participou da oficina. “Falamos sobre nossas origens e ouvimos nossos colegas de outras etnias. Foram encontros muito emocionantes e que só reforçam o orgulho que temos das nossas histórias e de sermos indígenas”, afirmou. 

A iniciativa conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura e do Ministério da Cultura, além do patrocínio do Instituto Aegea. A realização da oficina também envolve lideranças locais e participação ativa da comunidade. Ao final da ação, as participantes receberam certificado. 

“Todo esse processo foi de muito aprendizado. Aqui, a gente está falando de uma cultura que é nossa, do Brasil indígena, e o quanto isso é importante para a Água de Manaus, que também está junto com a Zagaia, que foi o proponente deste projeto, junto com a gente”, destaca a gerente de Responsabilidade Social da Águas de Manaus, Simony Dias.

Post Relacionado

Defensoria Pública realiza mutirão de atendimentos jurídicos no Careiro da Várzea

victoria Farias

Idam envia primeira remessa de vacinas contra febre aftosa a seis municípios amazonenses

EDI FARIAS

Prazo para correções do pré-cadastro do Amazonas Meu Lar se encerra nesta quarta-feira

EDI FARIAS