Blitz Amazônico
Amazonas

Oficina Caruanas valoriza identidade e memória ancestral de mulheres indígenas em Manaus

Conversas sobre valor da comunidade e relação com território marcaram ação que faz parte do projeto Cultura Raiz.

Mais de 20 mulheres indígenas concluíram, nesta quarta-feira (25), a Oficina Caruanas, iniciativa da Associação Zagaia Amazônia dentro do Projeto Cultura Raiz. A ação tem o patrocínio do Instituto Aegea, por meio da Águas de Manaus, e foi realizada entre os meses de agosto e setembro, com o objetivo de promover diálogos para fortalecimento da autoestima, da valorização das tradições e da transmissão intergeracional de conhecimentos ancestrais.

Na oficina, as participantes conversaram sobre identidade, ancestralidade, cosmovisão, comunidade e natureza, em diálogos que reforçaram a relação das mulheres indígenas com o território. Artesã no Parque das Tribos, Beatriz Melgueiro destacou a oportunidade de troca com as colegas durante o curso. “A gente se sentiu muito acolhida aqui. É um encontro de mulheres muito lindo, na verdade. Muitas vezes, eu fico só em casa, fazendo meus artesanatos, e foi muito maravilhoso poder estar aqui. Como empreendedora, como artesã, é uma oportunidade para ter mais conhecimentos”, sintetizou Beatriz, que é do Alto Rio Negro, na região de fronteira.

O sentimento é compartilhado por Joana Galvão, do povo Dessana, que também participou da oficina. “Falamos sobre nossas origens e ouvimos nossos colegas de outras etnias. Foram encontros muito emocionantes e que só reforçam o orgulho que temos das nossas histórias e de sermos indígenas”, afirmou. 

A iniciativa conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura e do Ministério da Cultura, além do patrocínio do Instituto Aegea. A realização da oficina também envolve lideranças locais e participação ativa da comunidade. Ao final da ação, as participantes receberam certificado. 

“Todo esse processo foi de muito aprendizado. Aqui, a gente está falando de uma cultura que é nossa, do Brasil indígena, e o quanto isso é importante para a Água de Manaus, que também está junto com a Zagaia, que foi o proponente deste projeto, junto com a gente”, destaca a gerente de Responsabilidade Social da Águas de Manaus, Simony Dias.

Post Relacionado

Incentivo ao uso do Gás Natural Veicular no Amazonas supera R$ 584 mil em bônus com a Campanha “Faça a Conta. Use GNV”

blitzamazonico

Corregedoria do AM determina que unidades judiciais, Prefeituras e Estado informem dados a respeito das pessoas em situação de rua

EDI FARIAS

3ª Copa Carauari de Jiu-Jítsu acontece nesta quinta-feira (22/12)

EDI FARIAS