Blitz Amazônico
Economia

Ocupação hoteleira do Rio passa de 96% para o Réveillon

Mais de 96% dos quartos de hotéis do Rio de Janeiro já estão ocupados para a noite de Réveillon (31 de dezembro), de acordo com o último levantamento do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro – HotéisRio. O presidente da entidade, Alfredo Lopes, disse que as reservas continuam aquecidas e devem chegar a 100% até esta terça-feira (31) em Copacabana e outros bairros da Zona Sul.

Considerando um período mais extenso – do dia 29 de dezembro a 1º de janeiro – a ocupação é de cerca de 85%, mas se aproxima de 88% nos bairros de Copacabana e Leme, que recebem a mais tradicional festa da virada do Brasil.

Também são expressivas as taxas em outros bairros da orla. A região de São Conrado, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes tem ocupação de quase 87% e nos bairros de Ipanema e Leblon, mais de 84% dos quartos estão ocupados.

Atualmente, a rede hoteleira do Rio tem cerca de 50 mil quartos, e apesar de a cidade ser um destino turístico reconhecido, Lopes defende investimentos constantes e a realização de grandes eventos ao longo do ano, a exemplo do Rock in Rio e do show da cantora Madonna, que lotou a praia de Copacabana no ano passado.

Ele argumenta que “o turismo aquece a economia e gera um número enorme de empregos. Essas pessoas também consomem com seus salários e a arrecadação sobe e aí o município pode investir mais em áreas como saúde e educação. Há países que vivem essencialmente do turismo”, destaca.

No interior

A procura por hospedagem no interior do estado do Rio também é grande e já superou a do ano passado, com 91,30% dos quartos ocupados. Em duas cidades, praticamente não há mais vagas: Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, e Miguel Pereira, que fica entre a Região Serrana e o Vale do Café.

Arraial do Cabo tem destaque há muitos anos graças ao seu belo litoral, mas Miguel Pereira se tornou um grande destino turístico recentemente, após a inauguração de diversos empreendimentos, públicos e privados, que tatraem cada vez mais visitantes.

A ocupação também passa de 90% em outras seis cidades: Cabo Frio, Rio das Ostras e Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, Angra dos Reis e Paraty, na Costa Verde e Itatiaia, na Região Sul. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro.

Fonte:https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2024-12/ocupacao-hoteleira-do-rio-passa-de-96-para-o-reveillon

Post Relacionado

Fim de isenção a títulos privados não prejudicará produtor, diz Haddad

EDI FARIAS

Lula sanciona com vetos renegociação das dívidas dos estados

EDI FARIAS

Prefeitura alerta para mudança na emissão de Nota Fiscal de Serviço exclusiva para MEI

victoria Farias