Blitz Amazônico
Amazonas

Obras da Defensoria em Itacoatiara seguem avançando

As obras da nova unidade da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) em Itacoatiara já estão com 45% dos trabalhos executados, entre eles, a fundação, posicionamento dos contêineres, pintura antiferrugem, estrutura da cobertura, como telhamento, contra-piso e o piso dos contêineres.

A inauguração das novas instalações está prevista para o final do primeiro semestre de 2023. A expectativa é que as atividades da Defensoria, no Polo do Médio Amazonas, ganhem mais agilidade e também proporcionem aos assistidos maior conforto durante os atendimentos.

“A Defensoria tem aumentado o número de atendimentos em todo o estado e isso requer ampliação da sua estrutura física e capacidade administrativa, para trazer mais tranquilidade na dinâmica do atendimento que é realizado. A construção de novas unidades, especialmente nos nossos interiores, tem como fim levar mais dignidade e cidadania a essas populações”, afirma o defensor público geral, Ricardo Paiva.

Números

Desde a inauguração, em março de 2018, o Polo do Médio Amazonas já contabilizou mais de 77 mil atendimentos na sede, em Itacoatiara, e também nos municípios vizinhos – Itapiranga, Silves, Urucará, São Sebastião do Uatumã e Urucurituba.

Com aproximadamente 102 mil habitantes, Itacoatiara é a terceira capital mais populosa do Amazonas e a Defensoria, por sua vez, recebe uma alta demanda, tanto da sede do município quanto do entorno.

Cerca de 70% da procura por atendimento são para tratar de questões relacionadas à área de família e registro público, mas também são atendidas solicitações sobre direito do consumidor, fundiário, posse e propriedade, além de reclamações contra a fornecedora de energia elétrica local.

“A nova unidade vai proporcionar mais comodidade, especialmente para pessoas com deficiência e aquelas com dificuldade de mobilidade”, afirmou a coordenadora do polo, defensora Bruna Farias.

Sobre a Defensoria

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas é uma instituição cuja função é oferecer, de forma integral e gratuita, assistência e orientação jurídica às pessoas que não possuem condições financeiras de pagar as despesas de uma ação judicial ou extrajudicial. Além disto, a Defensoria promove a defesa dos direitos humanos, direitos individuais e coletivos e de grupos em situação vulnerável. A instituição não cobra por nenhum dos seus serviços.

Em 2022, a DPE-AM alcançou 54 municípios por meio de 12 polos e quatro novas sedes na Região Metropolitana de Manaus (Presidente Figueiredo, Careiro Castanho, Rio Preto da Eva e Iranduba). A ampliação resultou no aumento de mais de 30% nos atendimentos prestados à população em relação a 2021. De janeiro a dezembro do ano passado, a Defensoria realizou mais de 800 mil atos de atendimentos nas áreas de Família, Cível e Criminal. Destes, 200 mil atos foram realizados no interior do AM.

Onde estamos

– Região Metropolitana: Manaus, Careiro Castanho, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva.

– Polo do Baixo Amazonas: Parintins (sede), Barreirinha e Nhamundá.

– Polo do Médio Amazonas: Itacoatiara (sede), Itapiranga, Silves, Urucará, São Sebastião do Uatumã e Urucurituba.

– Polo do Madeira: Humaitá (sede) e Apuí.

– Polo do Médio Solimões: Tefé (sede), Maraã, Juruá, Uarini, Alvarães, Jutaí, Fonte Boa e Japurá.

– Polo do Alto Solimões: Tabatinga (sede), Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença e Tonantins.

– Polo de Maués: Maués (sede) e Boa Vista do Ramos.

– Polo de Coari: Coari (sede) e Codajás.

– Polo do Purus: Lábrea (sede), Canutama, Pauini, Tapauá e Boca do Acre.

– Polo do Médio Madeira: Manicoré (sede), Borba, Novo Aripuanã e Nova Olinda do Norte.

– Polo do Alto Rio Negro: São Gabriel da Cachoeira (sede), Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro.

– Polo Rio Negro-Solimões: Manacapuru (sede), Anamã, Anori, Beruri, Caapiranga, Novo Airão.

– Polo do Juruá: Eirunepé (sede), Carauari, Guajará, Ipixuna, Itamarati e Envira – com atendimentos virtuais já iniciados.

Post Relacionado

Procurador do Estado do Amazonas assume cargo dentro da estrutura do Ministério do Meio Ambiente

EDI FARIAS

Detran Amazonas autua 382 condutores durante megaoperação no período de Carnaval

EDI FARIAS

Projeto de Benjamin Constant vence etapa do Pré-CEP em Tabatinga com proposta de gestão de recursos hídricos em comunidades ribeirinhas

victoria Farias