Nossa equipe conversou com Claudiney Silva, um homem simples e carismático, de 31 anos, morador da Zona Leste de Manaus, no bairro Nova Vitória. Natural do Piauí, Claudiney mora em Manaus há 15 anos, desde que veio para a cidade ainda jovem com seus pais, que, com o tempo, vieram a falecer. Ele é de uma família de sete irmãos; quatro deles moram em Manaus e três retornaram para o Nordeste.
Com um timbre que canta e encanta as ruas de Manaus, Claudiney se apresenta em ônibus, ruas, praças e restaurantes da cidade, uma atividade que começou após ficar desempregado de sua função como técnico em refrigeração. Ele explicou: “Meu sustento vem das ruas. Por onde passo, eu canto e peço ajuda das pessoas. Todos os dias, faço em torno de 80 reais, o que me ajuda a pagar o aluguel e cobrir as despesas.” Ele vive de aluguel, pagando 400 reais mensais por um kitnet, e destacou o apoio de sua esposa, que trabalha como empregada doméstica e contribui significativamente para a renda da família.
Claudiney aprendeu a tocar violão ainda jovem, enquanto participava da igreja, mas atualmente não possui instrumentos, pois o violão que tinha quebrou. Ele mora há três anos no bairro Nova Floresta e não tem filhos.