Blitz Amazônico
Cultura

Contos Curumins’ leva oficinas de cinema para comunidade da Democracia, em Manicoré-AM

Projeto deve atingir cerca de 150 comunitários durante duas semanas de imersão na Sétima Arte, no Rio Madeira

O projeto “Contos Curumins” realizará oficinas de cinema na comunidade da Democracia, situada em Manicoré, distante 331 quilômetros da capital. A atividade gratuita ocorrerá nas duas primeiras semanas de setembro. 

A expectativa é de que 150 comunitários participem da imersão à Sétima Arte do projeto, que foi contemplado na Lei Paulo Gustavo, chamamento público para ações na área do audiovisual, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. 

Segundo o coordenador do projeto, o cineasta e produtor audiovisual Bruno Pereira, serão ofertadas oficinas de roteiro, direção cinematográfica, composição de trilha sonora. Além disso, os comunitários irão receber um circuito de mostras de cinema. 

“Durante as oficinas esses comunitários poderão conhecer técnicas que os deixarão aptos para seguirem e multiplicarem o conhecimento. Na conclusão das mostras de cinema, uma roda de conversa será realizada para que todos possam falar sobre o que assistiram e sentiram”, destacou Pereira. 

O pontapé inicial começa neste domingo (1º), data em que a equipe composta cinco profissionais amazonenses embarca da Balsa Laranja, na região central, rumo ao Rio Madeira, mas a jornada do projeto teve início em 2018, durante uma visita à Democracia, como relembra Bruno. 

“O projeto surgiu após uma visita que eu fiz na comunidade. Eu identifiquei o querer dos comunitários ribeirinhos em fazer arte, fazer cinema, enfim, outras manifestações artísticas. Aquilo ficou no meu pensamento, e aí através desse projeto, a gente falou que era o momento de fazer”, contou. 

Além de Bruno, outros quatro profissionais irão atuar ativamente nas oficinas, nas mostras e na divulgação das atividades, que irão ocorrer por meio do Instagram, no @contoscurumins. Por meio da rede social será possível acompanhar todo o trabalho desenvolvido com comunitários.

Post Relacionado

Autor manauara Vitor Gusmão concorre ao prêmio nacional Reflexo Literário

EDI FARIAS

Projeto Cinema Itinerante Amazônia Cine Sol leva a sétima arte a Iranduba neste sábado

EDI FARIAS

Especiais com Beatles e Pink Floyd agitam julho no Tacacá na Bossa, no Largo de São Sebastião

EDI FARIAS