Blitz Amazônico
Amazonas

Novos conselheiros do Crea Amazonas tomam posse para o triênio 2025/26/27

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) deu posse na noite desta terça-feira (7/1) aos novos conselheiros da entidade, com mandato para o triênio de 2025/26/27, durante a 586ª Sessão Ordinária de Plenário. A cerimônia aconteceu no auditório da Águas de Manaus, localizado na Avenida André Araújo, 1981, Aleixo, zona Centro-Sul.

“Hoje, nós empossamos vários conselheiros, retomamos uma nova diretoria e a partir de agora, é arregaçar as mangas em novos trabalhos. Buscar mercado de trabalho para os profissionais, buscar fiscalizações, implementar o nosso planejamento que fizemos no ano passado e fazer com que os profissionais ganhem seu espaço merecido”, disse a presidente do Crea, Alzira Miranda.

Rumo à Pré-COP30

A presidente do Crea Amazonas também falou sobre o próximo grande evento da entidade, que será a realização da Pré-COP 30 – Fórum Amazônico de Engenharia, Agronomia e Geociências, entre os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro.

“Estamos preparando um evento maravilhoso. A programação está fantástica e nós queremos, sim, reunir todos os profissionais que estão ligados ao Crea, assim como a sociedade, porque a sociedade tem que entender sobre as soluções que nós, os engenheiros, os agrônomos, os geocientistas, os técnicos em segurança do trabalho, os tecnólogos de todas as modalidades têm a contribuir com a sociedade”, diz Alzira.      

O novo conselho

O novo conselho que tomou posse é formado por entidades como o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Amazonas (IBAPE), que será representado pelo engenheiro civil Mesaque Silva de Oliveira, a suplência é de Anderson de Medeiros.

Pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Amazonas (AEAA), quem assume é Alisson Vicente de Araújo Leão, com Francisco Alexandre de Souza Borges na suplência.

Já pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Amazonas (SENGE), a titularidade é de Kassem Assi, com José Carlos Coelho de Paiva, na suplência.

Pela Faculdade Estácio, quem assume é Duílio Wendell Rodrigues dos Reis, com Iraúna Maicon Rodrigues de Carvalho na suplência.

A Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE) terá o engenheiro elericista Ricardo Cabral de Oliveira como titular e a suplência ficará com Wenderson Richard de Assis Estevam.

Já a Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos e Industriais do Estado do Amazonas (ABEMEC), terá dois conselheiros titulares, são eles: Frederico Nicolau Cesarino e Afonso Ferreira Bernardes, com os respectivos suplentes Charlles Jansem de Souza Mendes e Rafael Pereira Rocha.

A Universidade Luterana (Ulbra) terá como representante no conselho Fátima Geisa Mendes Teixeira, e Brenda Silva de Paula na suplência.

A Associação Amazonense dos Engenheiros de Segurança do Trabalho (AAMEST) será representada por Luiz Cláudio Ribeiro da Rocha, e Karina Maria da Silva Moura, na suplência.

E a Universidade Nilton Lins terá Silvana Pimentel de Oliveira, e Géssica Aline Nogueira dos Santos, na suplência. 

Entre as suas atribuições, os conselheiros participam de julgamentos de casos de infração à legislação; infrações ao Código de Ética Profissional; aplicação de penalidades e multas; além de participar da apreciação e julgamento dos pedidos de registros, e da elaboração de normas para fiscalização.

Além da posse dos novos conselheiros, o Crea Amazonas também fez homenagens aos participantes do grupo de trabalho, eleição da nova mesa diretora e indicações para os conselhos externos onde o Crea Amazonas possui assento.

Disposição

O presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, deputado Sinésio Campos (PT) ressaltou a importância dos eventos realizados pelo Crea, em 2024, no ano do jubileu de ouro da entidade, e da parceria como poder legislativo.  “Quero em nome da Assembleia Legislativa e do presidente da Casa, [deputado estadual] Roberto Cidade (União Brasil), colocar o poder legislativo do Amazonas a serviço do Crea. O Crea só se consolida como uma entidade, uma instituição sólida, quando inclui e compartilha todos os segmentos, e são muitos segmentos que compõem o Crea”, disse o deputado.

Além de Sinésio Campos, o evento contou também com a participação do vice-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Antonio Peixoto.

Post Relacionado

Após DPE-AM comprovar inocência, Tribunal do Júri absolve homem acusado de homicídio que ficou 15 anos preso 

victoria Farias

Secretaria de Educação divulga novas datas de inscrições do PSS para professores

EDI FARIAS

Novo plano de negócios da Cigás prevê investimento de R$ 347 milhões até 2029

victoria Farias