Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Novo Cadastro Nacional de Celulares com Restrição amplia segurança na hora de comprar aparelhos

Prefeitura de Manaus , por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), recebeu, nesta segunda-feira, 14/7, uma ação especial de qualificação para seus servidores. Os fiscais da Gerência de Vigilância de Serviços (Gevser) assistiram a uma palestra sobre biossegurança, ministrada pela bióloga paulista Liliana Donatelli, especialista formada por

Fundação Oswaldo Cruz, sobre o tema.

“A Vigilância municipal reafirma o seu compromisso com a qualificação constante de seus servidores. Hoje, recebemos com muita alegria a professora Liliana, que trouxe sua expertise na área de Biossegurança, um tema que perpassa muitas das atividades fisiológicas à vigilância sanitária, como consultórios médicos e odontológicos, serviços de estética, tatuagem, entre tantas outras. Conhecer em profundidade os conceitos e práticas da Biossegurança ajuda a qualificar o trabalho dos nossos fiscais, beneficiando a população, que pode aguardar ações de fiscalização ainda mais específicas na área de serviços”, afirmou o subsecretário Isaac Tayah, que responde pela Visa Manaus.

A biossegurança é um conjunto de medidas, práticas e procedimentos que visam prevenir, minimizar ou eliminar riscos associados às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e ambiental. Na palestra, foram abordados aspectos de Biossegurança dentro de duas áreas principais: serviços de saúde, de modo geral, e serviços de odontologia. A higienização adequada dos equipamentos, as formas de segurança de manipulação pelos profissionais, os cuidados relacionados ao contato com o corpo humano, todos esses tópicos foram abordados em detalhes pelo especialista, que também tirou dúvidas dos fiscais.

“A importância dessa qualificação é muito grande, porque ela apura ainda mais o olhar do fiscal de serviços”, explica o gerente de Vigilância de Serviços da Visa Manaus, Jorge Carneiro. “Como a nossa vigilância específica engloba um vasto número de atividades, precisamos sempre aprimorar nossa formação com olhares mais especializados. A partir de tudo o que a professora Liliana ministrou hoje, nossos fiscais poderão identificar irregularidades com mais precisão, e isso se traduz em mais segurança e uma maior qualidade desses mesmos serviços para a população manauara”, esclarece o gerente.

A população de Manaus pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481 ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com .

Para saber mais sobre o trabalho realizado pela Gerência de Vigilância de Serviços da Visa Manaus, acesse https://www.manaus.am.gov.br/semsa/vigilancia/vigilancia-sanitaria/vigilancia-de-servicos/ .

Texto – Renildo Rodrigues / Semsa
Foto – Divulgação / Semsa

Post Relacionado

Prefeitura avança em serviços de rede de drenagem no bairro Colônia Antônio Aleixo

Patrick

Prefeitura de Manaus recupera calçadas com serviços de drenagem superficial no bairro Novo Aleixo

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus reforça sinalização em frente a escolas e em vias estratégicas

victoria Farias