Blitz Amazônico
governo federal

No Rio, Alckmin exalta retomada de investimentos e papel do BNDES no mercado de capitais

Diante de líderes dos principais bancos privados e de fundos de investimento, presidente em exercício reforça que o banco de desenvolvimento agrega transparência e previsibilidade ao mercado

O presidente em exercício Geraldo Alckmin destacou o efeito multiplicador do fomento ao Mercado de Capitais na economia. Foto: Cadu Gomes/VPR

Desenvolvimento de país construído com visão, persistência, coragem e fomento público. Democratização do mercado de capitais como indutor do desenvolvimento, financiando investimentos, dividindo riscos e compartilhando resultados. Estes foram alguns dos pontos abordados durante o seminário “O papel do BNDES no fomento ao Mercado de Capitais”, no Rio de Janeiro.
 

Realizado na quarta-feira, 24 de setembro, o evento contou com a participação do presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além de lideranças dos principais bancos privados do país e de alguns dos maiores fundos de investimento do mundo.
 

“O BNDES está fazendo a diferença, inclusive na Nova Indústria Brasil, apoiando uma indústria mais inovadora, com Taxa Referencial para inovação, uma indústria mais competitiva e sustentável, estimulando a descarbonização, promovendo recomposição de florestas da Amazônia, há também a depreciação acelerada, bens de capital, iniciativas que ajudam a renovar o parque industrial e a termos uma indústria mais exportadora, o que é extremamente importante”, elencou Alckmin.
 

O BNDES está fazendo a diferença, inclusive na Nova Indústria Brasil, apoiando uma indústria mais inovadora, com Taxa Referencial para inovação, uma indústria mais competitiva e sustentável, estimulando a descarbonização, promovendo recomposição de florestas da Amazônia, há também a depreciação acelerada, bens de capital, iniciativas que ajudam a renovar o parque industrial e a termos uma indústria mais exportadora, o que é extremamente importante”

Geraldo Alckmin, presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
 

O presidente em exercício também destacou o efeito multiplicador desse segmento na economia. “Cada R$ 1 ajuda a alavancar mais R$ 3,40 em setores estratégicos como descarbonização, saúde, biotecnologia, startups e minerais críticos. É uma alavanca importante para gerar mais emprego e renda”, exemplificou Alckmin.
 

ELO E DIÁLOGO — De acordo com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o banco reafirma o papel como elo entre mercado e desenvolvimento ao dialogar com os principais atores do mercado. “O desenvolvimento precisa do mercado de capital, especialmente em uma economia moderna, contemporânea, como é a nossa, a indústria, os serviços, o agro brasileiro, que é muito potente. Precisamos fortalecer o mercado de capitais. E isso é tarefa, também, de um banco público. O mercado de capitais só se fortalece com o setor privado, com os bancos privados fortes, dinâmicos, criativos, mas um banco público pode construir pontes e fomentar”, destacou.
 

IPOS — Mercadante disse ainda que o BNDES trabalha para criar um ambiente propício para a retomada de ofertas públicas de ações (IPOs) de empresas na bolsa brasileira. “É fundamental que o Brasil volte a fazer IPOs, porque é uma oportunidade de as empresas captarem independentemente do custo da taxa Selic. Um mercado primário consistente e um mercado secundário forte impulsionam a industrialização e a inovação”, declarou.
 

DIVERSIFICAÇÃO — Ao mesmo tempo, defendeu a diversificação de instrumentos para que os investidores tenham mais segurança e para que o mercado de capitais esteja mais próximo do cidadão de renda média. Segundo Mercadante, apenas 2% da população brasileira está no mercado de capitais, contra 48% nos EUA, 16% na China e 11% na Índia.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Post Relacionado

MCom viabiliza doação de 23 mil computadores da Caixa para escolas públicas

victoria Farias

Presidente sanciona lei que institui política de conscientização sobre doação de órgãos e transplantes

victoria Farias

 ‘Desenrola do FIES’ para 1,2 milhão já está disponível, reforça Lula

victoria Farias