Blitz Amazônico
Saúde

No ‘Dia do Homem’, Prefeitura de Manaus intensifica oferta de serviços de saúde

Uma programação especial da Prefeitura de Manaus , com oferta de consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, aferição de pressão arterial, exame de glicemia capilar e ações de sensibilização de saúde movimentou as unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), nesta terça-feira, 15/7, em comemoração ao “Dia do Homem”.

A Unidade de Saúde da Família (USF) Alfredo Campos, no bairro Zumbi dos Palmares, na zona Leste, promove uma ampla ação para conscientizar o segmento masculino sobre a importância do autocuidado. As atividades foram desenvolvidas para contribuir na quebra de opiniões que prejudicam a saúde dos homens. A concepção de que autocuidado pode sinalizar fraqueza é uma das principais barreiras.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, reitera que os serviços de saúde estão disponíveis durante o ano inteiro nos estabelecimentos de saúde da rede municipal. “Mesmo para aqueles usuários que têm dificuldade de buscar os serviços no horário comercial, temos uma alternativa das unidades que funcionam em horário ampliado, até as 20h, e aos sábados, até o meio-dia, nas quais eles podem ter acesso a uma série de serviços que tem um papel importante na prevenção de doenças e agravos”, assegurou.

Na programação da USF Alfredo Campos, além das ações de saúde, o trabalho de sensibilização por meio de palestras, rodas de conversa e abordagem dos usuários na sala de espera foi intensificado.

A diretora do Disa Leste, Rosângela Castro, avalia que a sensibilização já começa a mostrar algumas mudanças positivas.

“Aos poucos, estamos percebendo uma maior presença dos homens nas unidades. E sempre buscamos compreender suas dificuldades e pontos como soluções para que eles atualizem seu cartão vacinal, façam testes rápidos, busquem atendimentos para evitar uma série de condições que podem comprometer sua vida”, reforçou.

A diretora da USF Alfredo Campos, Ângela Moreira, ressaltou que ações como a de hoje são importantes para reduzir as resistências. “Os homens se preocupam muito em servir os provedores das famílias, mas é fundamental que percebam que cuidar da saúde é um investimento na vida deles”, acentuou.

O autônomo Juscelino Guimarães foi até a USF Alfredo Campos e atuou nas ações de educação em saúde. Para ele, a iniciativa serviu para quebrar sua resistência. “Estamos tão preocupados em conseguir sustentar uma família que esquecemos de fazer exames para saber se somos hipertensos ou se temos diabetes, o que é muito sério. Todos nós precisamos de cuidado”.

A programação relacionada ao “Julho Azulado” segue até o fim deste mês nas unidades da Semsa.

— — —

Texto – Tânia Brandão/Semsa

Fotos – Valdo Leão/Semcom

Post Relacionado

Saúde do Amazonas marca grandes avanços na assistência e pesquisas oncológicas

EDI FARIAS

Prefeitura de Manaus promove dia ‘D’ do Março Lilás na UBS José Rayol

blitzamazonico

Policlínica Codajás realiza 1º Simpósio de Segurança do Paciente para servidores da saúde

Shayenne