De janeiro de 2021 a março deste ano, mais de 226 mil pessoas já receberam atendimento no sistema de licenciamento urbano da capital, segundo dados da Prefeitura de Manaus , por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). São exatos 226.266 atendimentos feitos pelo Implurb, somando os 5.150 realizados no mês de março deste ano, o que representa uma alta de 21% no mesmo período, comparando com o ano anterior (4.260).
No acumulado deste ano foram contabilizados 16.209 serviços realizados, contra 13.922 de 2024, o que significa um incremento de 16,4%. O instituto somou 2.755 e-mails, 720 ligações e fez a formalização de 557 processos, além de ter 1.039 atendimentos presenciais.
“Com as melhorias nos sistemas e serviços prestados ao cidadão, reforçamos a eficiência nos indicadores de gestão e processos internos, para dar agilidade aos projetos e processos de licenciamento urbano, diariamente”, afirmou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.
Todos os serviços e processos passam pela Gerência de Atendimento (Geat), de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos. O Implurb trabalha com processos para otimização dos serviços e, em breve, muitos lotes disponíveis na plataforma on-line, sendo emitidos pelos próprios requerentes, utilizando sistemas independentes e banco de dados.
Os processos de solicitação de Certificados de Informação Técnica (CIT), alvarás de construção, certificados de Habite-se, desmembramentos, dentre outros serviços do órgão, são atendidos com formalização por meio eletrônico pelo e-mail. As demandas para atendimento junto ao Implurb deverão ser enviadas para o e-mail respostaimplurb@outlook.com .
Requerente
Nesse atendimento estão processos, orientações, despachos, envio de documentação, entre outros procedimentos para o requerente ter acesso aos serviços da autarquia.
O solicitante deverá enviar por e-mail o requerimento padrão, que é encontrado no site do Implurb ( implurb.manaus.am.gov.br ), com os documentos necessários no formato PDF, em um único documento. No site, existe um tutorial de como enviar a documentação.
Na página do Implurb, o requerente deverá acessar a aba “Fale Conosco”, onde encontrará os números atualizados e em operação, no horário comercial, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos.
A Gerência de Atendimento do Implurb tem como canais para agendamento prévio o telefone (92) 3625-2947, das 8h às 11h30. Dois outros números funcionam apenas para WhatsApp: (92) 98842-1031 e (92) 98420-6589. O atendimento presencial na Geat é das 8h às 14h, sem intervalo (exceto feriados e pontos facultativos). A autarquia reforça que estes canais são exclusivos para atendimento a processos e demandas junto ao Implurb.
Foto – Maxwell Oliveira/Implurb