Uma mulher que mora em Greenleigh, na Austrália, encontrou um papagaio preso em um cano de esgoto de sua casa. O pássaro é da espécie rosela carmesim, também conhecida como rosela da Pennant (Platycercus elegans). A australiana ligou para uma organização de resgate, a Wildcare Queanbeyan, para solucionar o problema e também acionou a empresa que instalou a tubulação na residência, com a esperança de que os funcionários do local tivessem as ferramentas para desmontar os canos e libertar a ave.
“Pode ser complicado tirar os pássaros dos canos de esgoto, e já era fim de tarde, logo estaria escuro. Muitos pássaros caem nos canos de esgoto nesta época do ano, porque estão procurando um lugar para fazer ninhos, e um cano de esgoto se parece um pouco com um tronco oco”, contou ao The Dodo Maryanne Gates, da Wildcare Queanbeyan.
A equipe de resgate decidiu que o melhor caminho para salvar o pássaro era abrir o cano. A abertura foi feita em uma região logo acima da cabeça do animal, e ele foi libertado.
“Não houve ferimentos, mas o papagaio estava em estado de choque e desidratado. Levei-o para casa para ele se hidratar e se aquecer durante a noite. Felizmente, ele se recuperou rapidamente e, na manhã seguinte, estava comendo a maçã e as sementes que lhe ofereci”, explicou Maryanne.
Após o período de recuperação, a ave retornou à natureza. “Roselas carmesim são pássaros em bando e geralmente encontrados em grupos familiares barulhentos. Soltei a rosela, e ela voou direto para a árvore, onde outras aves se juntaram a ela.”
*R7.COM