Blitz Amazônico
Amazonas

MPAM fiscalizará regras estabelecidas para participação de crianças e adolescentes no Festival de Parintins

Medidas visam garantir a segurança e integridade infantojuvenil nas festividades 

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da promotoria de Justiça de Parintins, fiscalizará o cumprimento de normas estabelecidas na Portaria nº 01/2024, que define diretrizes para a participação e proteção de crianças e adolescentes durante o 57º Festival Folclórico de Parintins, realizado nos dias 28, 29 e 30 de junho de 2024, no Bumbódromo. 

A portaria, assinada pelos juízes que atuam na comarca de Parintins, é fundamentada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e não se aplica apenas ao período de festival, mas, também, aos eventos que o antecedem, como os ensaios em Parintins, as festas envolvendo os bois-bumbás, bois-mirins, quadrilhas e danças. 

A fiscalização pelo MPAM acontecerá nos locais de ensaio e nas entradas do Bumbódromo, verificando se os menores obtiveram autorização e se estão devidamente identificados e alinhados com as agremiações.  

“O Ministério Público estará empenhado para que a fiscalização ocorra e todas as regras sejam observadas, mantendo um diálogo com as agremiações e a sociedade, porque não basta apenas ter esse caráter repressivo, é importante escutar as dificuldades e solver tais problemas”, afirmou o promotor Marcelo Bitarães de Souza Barros. 

O documento estabelece medidas específicas para a participação dos menores, incluindo a proibição do ingresso para crianças menores de 10 anos, a exigência de autorização judicial para o uso de fogos de artifício por menores de 18 anos, restrições de horário e restrições de idade em eventos específicos, como nas apresentações das agremiações de boi-bumbá, onde crianças com menos de seis anos não são permitidas, exceto em apresentações mirins. 

Em caso de descumprimento das determinações, o MPAM poderá emitir autos de infração e aplicar multas conforme o inciso II do artigo 81 do ECA, no valor de R$ 3.000,00 a R$ 10.000,00, com a medida administrativa de interdição do estabelecimento comercial até o recolhimento da multa aplicada. 

Foto: Arquivo

Post Relacionado

Programa “MP nas Universidades” é lançado à comunidade acadêmica

blitzamazonico

Detran Amazonas recebe visita da comitiva do Detran Santa Catarina

EDI FARIAS

Corpo de Bombeiros combate incêndio de grande proporção em galpão de empresa no bairro Tarumã

EDI FARIAS