Blitz Amazônico
Ministério Público - AM

MPAM fiscaliza recursos destinados a Tratamento Fora de Domicílio (TFD) em Parintins

Promotoria do município instaurou procedimento administrativo e aguarda resposta da Secretaria Municipal de Saúde

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da 3ª Promotoria de Justiça do Município de Parintins, instaurou procedimento administrativo para fiscalizar a implementação do programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD) pela Secretaria Municipal de Saúde de Parintins (Semsa-Parintins). 

A ação acontece após o acolhimento de informações, via procedimento preparatório, que destaca a política pública de saúde direcionada ao fornecimento de auxílio em eventuais custos com alimentação e/ou suporte com eventual hospedagem em casos de TFD por parte da pasta.

Instaurado pelo promotor de Justiça Caio Lúcio Fenelon Assis Barros, o procedimento visa acompanhar a transparência dos recursos na implementação de políticas públicas, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica e dos interesses sociais, conforme o artigo 127. “Nesse sentido, sabe-se que o TFD é de salutar importância à população interiorana, pois, por meio dele, essas populações têm acesso, na capital, a tratamento de saúde especializado, eventualmente não fornecido pelo sistema de saúde no município na residência do usuário”, afirmou o promotor de Justiça.

De acordo com a portaria n.º 55/1999 do Ministério da Saúde, o TFD tem como objetivo custear despesas relativas ao transporte aéreo, terrestre e fluvial do paciente e seu acompanhante, bem como diárias para alimentação e pernoite, devendo ser autorizadas de acordo com a disponibilidade orçamentária do município ou Estado concedente. 

Ainda no documento, o MPAM informa que aguardará o cumprimento do prazo de resposta para o encaminhamento de documentos pela Semsa-Parintins.

Foto: Myke Sena/Ministério da Saúde

Post Relacionado

MPAM reúne mais de 40 conselheiros tutelares para discutir atuação urgente de combate à violência infantojuvenil no Amazonas

blitzamazonico

Ministério Público pede suspensão do concurso da Prefeitura de Barcelos até que falhas em edital sejam corrigidas

blitzamazonico

Ministério Público visita Sala de Psicomotricidade em escola de Manaus com objetivo de expandir projeto para interiores e levar iniciativa ao MEC

blitzamazonico