Em entrevista ao Bom Dia, Ministro, Wolney Queiroz disse que a pasta espera que cerca de 2 milhões de pessoas busquem uma das mais de 5 mil agências em todo o país. Ao final do processo, haverá uma busca ativa por aposentados, aposentadas e pensionistas lesados pelas fraudes
Ministro Wolney Queiroz durante participação no “Bom Dia, Ministro” desta quinta-feira: aposentados e pensionistas serão atendidos com atenção e cuidado nas agências dos Correios – Foto: Diego Campos/Secom-PR |
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, afirmou nesta quinta-feira, 29 de maio, durante participação no programa “Bom Dia, Ministro”, que ele estará, nesta sexta-feira (30), em Recife para acompanhar o primeiro dia de atendimento presencial dos Correios aos aposentados, aposentadas e pensionistas que se dirigirem às agências para buscar informações e descobrir se tiveram ou não descontos indevidos por parte das associações.
“Nós temos uma determinação do presidente de abranger todo o conjunto de aposentados e pensionistas que foram lesados de alguma forma. Eu vou fazer questão de amanhã de manhã ir para uma agência dos Correios, oito da manhã, para receber os primeiros aposentados que chegarem lá em Recife, na agência acho que é dos Guararapes. Vou estar em Recife, o presidente dos Correios (Fabiano Santos) vai escolher uma agência para fazer esse mesmo trabalho, e o presidente do INSS (Gilberto Waller) também estará em outra agência. Vamos entrar em contato com os aposentados e recomendando sempre aos funcionários dos Correios todo carinho, toda atenção, todo cuidado com os nossos aposentados e pensionistas”, afirmou o ministro.
A parceria entre a Previdência Social, o INSS e os Correios foi anunciada no dia 22 de maio. Ao todo, mais de 5 mil agências próprias dos Correios, em todas as unidades da Federação, estarão habilitadas para o atendimento aos serviços de consulta do INSS a partir desta sexta-feira. Para isso, cerca de 20 mil funcionários dos Correios passaram por um treinamento, de modo a capacitá-los para apoiar principalmente os aposentados, aposentadas e pensionistas que não têm familiaridade com os canais oficiais de consulta: a plataforma Meu INSS e o telefone 135. Após realizada a consulta presencial e cumprido o prazo de 15 dias úteis para análise e apresentação da documentação por parte da associação, o cidadão ou cidadã poderá retornar à agência para validar ou contestar a resposta apresentada pela entidade.