Blitz Amazônico
Amazonas

Ministério Público recomenda que Coari reforce medidas de proteção para crianças e adolescentes no carnaval

Com foco na prevenção de crimes contra crianças e adolescentes durante as celebrações do carnaval, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) expediu recomendação aos órgãos de segurança pública e à rede de proteção infantojuvenil do Município de Coari. A medida é assinada pelo promotor Bruno Escórcio Cerqueira Barros, titular da 2ª Promotoria de Justiça da cidade.

Além de orientações preventivas, o MP solicitou o envio de informações sobre as providências que estão em curso para evitar a exposição de crianças e adolescentes a situações de risco.

“O carnaval é um período festivo que tradicionalmente exige atenção redobrada do poder público e da sociedade, em razão do maior risco de violações de direitos de crianças e adolescentes, como exploração, negligência, consumo de álcool e outras práticas ilícitas. Diante disso, o Ministério Público está expedindo recomendações aos órgãos, secretarias e organizadores de eventos, visando reforçar a atuação articulada da rede de proteção”, comentou o promotor.

A Promotoria notificou a prefeitura a promover ações de fiscalização em eventos públicos e privados durante todo o período do carnaval, com objetivo principal de coibir a venda de bebidas alcoólicas e a permanência em locais impróprios para pessoas com idade inferior a 18 anos. 

Também foi recomendado ao município implementar campanhas educativas e informativas, antes e durante o carnaval, e reforçar a atuação dos serviços socioassistenciais, assegurando que o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Conselho Tutelar operem em plantões ou regime especial de atendimento no período festivo. 

Já as Polícias Civil e Militar e a Guarda Municipal foram notificadas a intensificar a fiscalização em eventos carnavalescos, bares, bloquinhos, festas e locais de grande circulação, além de tomar providências rápidas diante de indícios ou denúncias de crimes ou infrações. Os organizadores dos eventos foram orientados a adotar medidas rigorosas para o controle de acesso, evitando a entrada de crianças e adolescentes.

_

Texto: Vanessa Adna

Foto: Freepik

Post Relacionado

ADS capacita mais de 90 pessoas durante a 8ª Feira de Agronegócios da Nilton Lins

EDI FARIAS

ADS realiza edição especial da feira de produtos regionais às vésperas de Natal em Presidente Figueiredo

EDI FARIAS

Atuação da Defensoria ajuda atleta de Tabatinga a se consagrar como melhor patinador do Brasil

victoria Farias