Blitz Amazônico
Ministério Público - AM

Ministério Público formaliza cooperação técnica para acompanhamento e providências para inclusão da disciplina História da Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas no AM

Iniciativa conjunta entre MPAM e MPF busca promover diversidade cultural nas escolas do Amazonas

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) formalizou uma parceria com o Ministério Público Federal (MPF) pela valorização e inclusão das culturas afro-brasileira e indígena no sistema educacional. O acordo, selado nesta quarta-feira (22/05), tem como objetivo principal a inserção do componente curricular História da Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas das redes municipal e estadual de ensino do Amazonas. 

O Termo de Cooperação Técnica PR-AM-00035276/2024 estabelece um compromisso contínuo entre as instituições envolvidas para garantir a implementação efetiva das medidas necessárias. Na prática, o principal propósito é assegurar que as culturas afro-brasileira e indígena sejam devidamente representadas e ensinadas nas escolas, contribuindo para uma educação mais inclusiva e diversa. 

Além da revisão e atualização dos currículos escolares, a colaboração estratégica prevê a elaboração de materiais pedagógicos específicos para facilitar o ensino e a compreensão dessas culturas pelos alunos. 

O acordo foi ratificado pelo procurador-geral de Justiça (PGJ) do MPAM Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, pelo procurador da República Igor Jordão Alves e pelo procurador-chefe do MPF, Rafael da Silva Rocha. 

O procurador-geral de Justiça do MPAM Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior destacou a importância deste acordo como um passo fundamental para a promoção da igualdade e do respeito à diversidade cultural no ambiente escolar. “Esta cooperação reforça nosso compromisso com uma educação que valoriza as raízes e contribuições das culturas afro-brasileira e indígena, ambas essenciais para a formação de cidadãos conscientes e respeitosos das diferenças”, afirmou o procurador-geral, ressaltando ainda que a medida é um reconhecimento da riqueza cultural do nosso país e um ato necessário para corrigir anos de invisibilidade destas culturas. 

Importância da iniciativa

O acordo de cooperação técnica representa um avanço significativo na construção de uma educação mais inclusiva e diversificada no Amazonas, reforçando o compromisso do Ministério Público em promover políticas públicas que respeitem e valorizem a diversidade cultural do Brasil. 

Segundo dados do censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022, o Estado do Amazonas desponta como o lar da maior população indígena do País, com quase meio milhão de pessoas. Municípios como Manaus, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga se destacam pela expressiva presença indígena, contando com 71.713 mil, 48,3 mil e 34,5 mil de habitantes autodeclarados indígenas, respectivamente.

Foto: Divulgação/Semcom

Post Relacionado

Júri Simulado 2024 do MPAM tem início com homenagem ao procurador de Justiça Nicolau Libório dos Santos Filho

blitzamazonico

MP do Amazonas celebra entrega do “Relógio da Paz” à Escola Estadual Tiradentes

blitzamazonico

MP Eleitoral expede recomendação contra a prática de boca de urna em Novo Aripuanã 

victoria Farias