Blitz Amazônico
Amazonas

Ministério Público fiscaliza situação de veículo oficial do Conselho Tutelar de Caapiranga

 Com o objetivo de garantir o atendimento adequado às comunidades de Caapiranga, em especial aquelas situadas em áreas de difícil acesso, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça local, instaurou notícia de fato (NF) para acompanhar e fiscalizar a situação do veículo oficial do Conselho Tutelar (CT) do município, assegurando condições adequadas de deslocamento.

Durante visita periódica realizada no Conselho Tutelar, no último dia 22 de janeiro, a Promotoria constatou o estado avançado de deterioração em que o veículo, modelo Volkswagen Kombi, encontra-se.

O promotor de Justiça Rafael Augusto del Castillo da Fonseca, que assina a NF, ressaltou que, embora o automóvel seja extremamente robusto e confiável, já dá fortes indícios de que sua vida útil está no fim.

“A medida busca fortalecer o apoio logístico do Conselho Tutelar de Caapiranga, com foco no atendimento de famílias vulneráveis, especialmente pelo fato de o município possuir muitos acessos terrestres como a Estrada Ari Antunes, que interliga as localidades Povoado Membeca, São Jorge, Patauá, dentre outros”, contextualizou o promotor.

Diante desse cenário, o MPAM solicitou à Prefeitura de Caapiranga que forneça, no prazo de 15 dias, informações sobre a adoção de providências para solucionar o problema em relação à recuperação (reparos e manutenções) ou aquisição de um novo veículo oficial do órgão, a fim de atender as demandas com qualidade e eficiência.

Já o Conselho Tutelar de Caapiranga possui o mesmo prazo para prestar as seguintes informações:

➜ Relatório detalhando há quanto tempo o veículo está em serviço;

➜ Qual o estado dele e se procede a informação a respeito das falhas encontradas na vistoria;

➜ Cópias de todos os ofícios e pedidos formais que o CT ou a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) enviaram à prefeitura solicitando o reparo/substituição nos últimos anos;

➜ Último laudo ou orçamento realizado no automóvel;

➜ Os meios de transporte que os conselheiros tutelares estão utilizando para realizar atendimentos urgentes.

Texto: Graziela Silva

Foto: Divulgação/MPAM

Post Relacionado

Justiça do Trabalho fortalece rede de proteção às mulheres em Itacoatiara com entrega de veículo

blitzamazonico

Edital da Fapeam exclusivo para pesquisadoras do interior do Amazonas recebe propostas até 6 de maio

EDI FARIAS

Em Alvarães, Idam realiza curso de Mecanização Agrícola para agricultores familiares

EDI FARIAS