Blitz Amazônico
Ministério Público - AM

Ministério Público emite recomendação por acessibilidade em escola de Manicoré

Ação, que já percorreu outras unidades de ensino, visa garantir que espaços coletivos sejam acessíveis a pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida

Com o objetivo de garantir acessibilidade a pessoas com deficiência (PCD), em conformidade com as normas técnicas de acessibilidade vigentes, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Manicoré, emitiu uma recomendação oficial direcionada ao prefeito do município, Lúcio Flávio do Rosário. O documento, fundamentado no Procedimento Administrativo n.º 188.2024.000007, exige a implementação de rampas de acessibilidade na Escola Municipal Pastor Nonato.

A recomendação é embasada na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e nas leis específicas sobre acessibilidade — Leis n.º 10.098/2000 e 13.146/2015. Tais legislações asseguram o direito à educação inclusiva e à acessibilidade, determinando que edificações públicas e privadas de uso coletivo sejam adaptadas para atender às necessidades de pessoas com mobilidade reduzida. 

Em visita à Escola Municipal Pastor Nonato, o promotor de Justiça Vinícius Ribeiro de Souza constatou a ausência de rampas de acessibilidade nas entradas da escola, entre ambientes, no acesso às salas de aula, no local de fornecimento de merenda escolar e em banheiros. “A temática é de suma importância para a salvaguarda dos direitos de pessoas com deficiência, sendo uma obrigação legal do poder público retirar qualquer barreira arquitetônica a esse público, para que transite como quiser em ambiente escolar”, afirmou o titular da 2ª Promotoria de Justiça de Manicoré.  

O MPAM concedeu um prazo de 15 dias para que a Prefeitura de Manicoré responda com as medidas adotadas em cumprimento à recomendação. A não observância dessa orientação poderá resultar em ações administrativas e judiciais por parte do órgão. 

Esta é a primeira escola a receber vistoria em 2024. No ano passado, a Creche Escola Municipal Maria José Beleza Amorim, a Escola Municipal Aristeu da Cunha Virgolino e a Escola Municipal Professora Maria do Carmo Souza da Rocha receberam recomendações e algumas até já procederam com a implantação de acessibilidade.

Post Relacionado

Novos promotores do MPAM recebem instruções sobre atividades de inteligência em programação no MPAM em workshop

blitzamazonico

MPAM abre investigação para apurar fraude em “Notícia de Fato” encaminhada a portal de notícias nacional

victoria Farias

MPAM abre investigação para apurar possíveis excessos no curso de formação do Corpo de Bombeiros Militar do AM

blitzamazonico