Blitz Amazônico
governo federal

Ministério das Comunicações celebra 51 anos da Telebras

Criada em 1972, a empresa pública é importante aliada na conectividade de milhões de famílias que vivem em áreas remotas do país

(Fotos: Pablo Le Roy/MCom)


A Telebras, entidade vinculada ao Ministério das Comunicações (MCom), está completando 51 anos. Durante solenidade, nesta quinta (09/11), em Brasília, a empresa pública apresentou seus principais projetos para o ano de 2024, dentre os quais estão as políticas públicas de inclusão digital e social desenvolvidas em parceria com o MCom para levar conectividade a milhões de famílias que vivem em áreas remotas do país.
 

A secretária Executiva do MCom, Sônia Faustino, ressaltou a importância da Telebras para o povo brasileiro e, como consequência disso, a empresa pública foi a retirada da do Programa Nacional de Desestatização (PND) logo no início do governo Lula. “Desde a sua criação, a Telebras busca atender as necessidades da sociedade. Atualmente, seu papel é levar conectividade para áreas remotas. Se estamos buscando um mundo com mais igualdade, precisamos olhar para todos e qualquer cidadão, em qualquer localidade, precisa de conectividade”, ressaltou Sônia Faustino.
 

A Telebras possui mais de 20 mil pontos de conectividade instalados em todo Brasil, beneficiando quase 3 mil municípios. São unidades de saúde e segurança pública, comunidades indígenas e quilombolas, assentamentos rurais, centros de assistência social, e mais de 14 mil escolas públicas, que estão conectadas por meio da tecnologia do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).
 

“Milhões de brasileiros são impactados diariamente pelos serviços prestados pela Telebras. Hoje, não existe inclusão social sem inclusão digital e não existe inclusão digital sem infraestrutura. E o papel da empresa é prover a infraestrutura, sendo um dos instrumentos de inclusão digital desse país, tornando realidade um dos sonhos do presidente Lula”, destacou o presidente da Telebras, Fred Siqueira Filho.
 

A internet banda larga via satélite também auxilia em ações humanitárias. Somente este ano, foram distribuídas 45 antenas de internet para regiões atingidas pelas fortes chuvas, como municípios do Maranhão (MA) e do Rio Grande do Sul (RS); além de situações de saúde pública como ocorrido no Território Indígena Yanomami (RO) e no município de São Sebastião (SP).
 

REDE PRIVATIVA DE COMUNICAÇÃO
 

Dentre as demais ações previstas para 2024, está a Rede Privativa de Comunicação da Administração Pública Federal. O conjunto de redes com alta segurança é uma obrigação proveniente do Edital 5G e a sua construção está a cargo da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF). Será composta por uma Rede Móvel e uma Rede Fixa.
 

A Rede Móvel terá padrão tecnológico igual ou superior ao 4G com cobertura inicial para a área urbana do Distrito Federal e, em seguida, irá se estender a todas as 27 capitais brasileiras. Serão disponibilizados 150 mil acessos de usuários para os órgãos públicos federais, e deverá cobrir as principais rodovias e o aeroporto. Além disso, permitirá a integração com os sistemas de Segurança Pública, Forças Armadas e de infraestrutura. Já a Rede Fixa consiste na implantação de redes terrestres ópticas, complementares aos cerca de 30 mil quilômetros da rede já existente da Telebras. Deve ser composta por redes metropolitanas e redes de acesso para atender pelo menos 6,5 mil pontos de governo.
 

A Rede Privativa contará ainda com a integração da SGDC da Telebras, que cobre todo o território brasileiro na banda Ka, e atuará não só na cobertura dos pontos mais remotos do país, como será uma alternativa para se estabelecer mais fortemente a comunicação nas áreas de fronteira, e também servirá como alternativa às Redes Móvel e Fixa.

Post Relacionado

Juscelino Filho defende contribuição de big techs para expandir rede de telecomunicações e financiar inclusão digital

blitzamazonico

Lula homenageia diplomata responsável pelo reconhecimento da
independência de Angola pelo Brasil, em 1975

blitzamazonico

Voo da FAB com primeiros 211 brasileiros repatriados de Israel chega ao Brasil

victoria Farias