Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Mesa-redonda discute alimentação saudável infantil nas unidades de ensino da prefeitura

Com o tema “Alimentação Saudável e Desenvolvimento Infantil”, a Prefeitura de Manaus realizou, nesta sexta-feira, 2/6, uma mesa-redonda intersetorial para discutir sobre hábitos saudáveis na primeira infância. O encontro foi no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na avenida Maceió, zona Centro-Sul da cidade.

O objetivo da ação é subsidiar professores, diretores, pedagogos, coordenadores e assessores pedagógicos quanto ao desenvolvimento integral da criança, a partir do resultado da coleta do Índice de Massa Corporal (IMC), para orientação de mudança no cardápio escolar e indicação às unidades básicas de saúde.

De acordo com o subsecretário de Gestão Educacional, Júnior Mar, é de fundamental importância debater as escolhas corretas que devem ser feitas na hora da alimentação. “É necessário trocar as embalagens pelas cascas, devemos escolher pela alimentação natural e esquecer a artificial. Sabemos que a concorrência é pesada, as crianças preferem aquele chocolate a comer uma fruta, mas na Semed nós iniciamos nas creches uma alimentação saudável, os sucos são servidos sem açúcar, oferecemos frutas e nada de biscoitos recheados, porque isso acaba com que a criança leve esses hábitos para casa. Uma alimentação segura contribui para o crescimento físico e cognitivo da criança”, destacou o subsecretário.

Participaram da conversa, mediada pela nutricionista da Semed, Jacy Grande, representantes da subsecretaria de Gestão Educacional, diretora e crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Hermann Gmeiner e ainda membros da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Para Jacy, o tema “Alimentação saudável” é tratado com muita responsabilidade na rede municipal de educação. “Esse é um assunto muito questionado, vivemos no Brasil e até no mundo um questionamento muito grande, porque encontramos crianças muito abaixo do peso e outras muito acima. Então, esse momento é muito importante, vamos poder discutir o que oferecer para as crianças e de que forma fazer com que aceitem uma mudança alimentar, já que nas creches elas e as famílias percebem que há diferença de alimentos servidos e isso vira hábito”, explicou a nutricionista.

A pequena Maria Clarice Nascimento, de 3 anos, do maternal 3, Cmei Hermann Gmeiner, disse que gosta mais da alimentação na escola. “Eu gosto muito de comer bolacha com vitamina de banana e também de maçã e comer muita uva”, disse.

Post Relacionado

Santo Antônio e Tancredo Neves recebem Unidades Móveis de Saúde da Mulher nesta quarta, 25/10

blitzamazonico

Prefeitura abre inscrições para oficina de orientação de artistas na criação de portfólios profissionais

victoria Farias

Prefeitura de Manaus inicia 4ª turma do curso de ‘Mercado de Games’

Patrick da Silva FARIAS