Blitz Amazônico
governo federal

MCom estabelece parceria com o Ministério dos Povos Indígenas para ampliar conectividade nas aldeias

Ministros também discutiram a criação de uma política de radiodifusão voltada especificamente para os povos indígenas

(Fotos: Kayo Sousa/MCom)
 

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, recebeu a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, para debater políticas públicas que possam ampliar a conectividade nas aldeias. A reunião ocorreu na tarde desta quarta-feira (8/11), em Brasília (DF), ocasião em que a ministra entregou a proposta “Aldeia Conecta”, um conjunto de iniciativas para fortalecer as diversas formas de comunicação nas comunidades indígenas.

“O documento traz uma forma transversal de atuarmos juntos para levar conectividade, internet banda larga, computadores e inclusão digital para os povos indígenas. Vamos fortalecer a política de radiodifusão comunitária para esses povos”, assegurou o ministro Juscelino Filho.

A ministra Sonia Guajajara destacou a necessidade de reforçar a infraestrutura de comunicação em territórios indígenas, sobretudo na Amazônia. “Muitas aldeias ainda têm orelhão e radioamador. A gente precisa da parceria do ministério das Comunicações para melhorar a conectividade principalmente em escolas, postos de saúde e locais de grande acesso da comunidade”, registrou Guajajara.

Ao final do encontro, o Ministério dos Povos Indígenas se propôs a fazer um levantamento de quais são os povos prioritários que devem receber os programas já em andamento, como o Wifi Brasil e o Computadores para Inclusão. Já o ministério das Comunicações se colocou à disposição para esclarecimento de questões técnicas para a implantação dos programas atuais, além de se comprometer a preparar uma política de radiodifusão comunitária voltada para os povos indígenas.

Post Relacionado

No Amazonas, Escolas Conectadas leva internet a 3.640 instituições de ensino

victoria Farias

Governo Federal lança ProFort-SUAS no Rio Doce, no Espírito Santo

victoria Farias

Em 2023, ações humanitárias restabeleceram comunicação em diversas regiões afetadas por desastres naturais

victoria Farias