O Serviço de Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT) do Setor de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (Seget-DMMT) da Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, promoveu na manhã desta terça-feira, 16/4, a abertura da Semana de Qualidade de Vida do Servidor MMT 2024.
A enfermeira obstetra e diretora da MMT, Núbia Cruz, abriu o evento falando sobre os vários aspectos que envolvem e influenciam a qualidade de vida do servidor. “Um estilo de vida saudável na vida pessoal e ações e práticas que melhorem o ambiente de trabalho são de suma importância para que os servidores tenham uma boa qualidade de vida, por isso, com nossa equipe agora estruturada, buscamos trabalhar tanto a parte social, quanto a física e psicológica”, explicou a diretora.
A semana ainda terá palestras sobre a importância da reeducação alimentar, com a nutricionista da MMT, Bernadete Medeiros; e sobre saúde financeira e educação para os dias atuais, com o educador financeiro Daniel Floriano, diretor presidente do Instituto de Inovação e Tecnologia do Amazonas (ITAM).
Durante o evento, que também contou com a participação da fisioterapeuta Flávia Palhares, da Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a chefe do SEGET-DMMT, Natália Andrade Teixeira, destacou que uma das principais metas da equipe do SQVT é contemplar todos os temas e áreas necessários para o equilíbrio do ambiente organizacional, promovendo não apenas o bem-estar físico, mas também o emocional.
“Estamos colocando em prática projetos que buscam contemplar todas essas áreas. O nosso sonho começou a ser realizado com a formalização do setor e com a formação de nossa equipe multiprofissional, mas é um sonho que ainda não está completo, porque estamos apenas no início da nossa caminhada e ainda temos muito projetos para desenvolver”, ressaltou Natália.
A equipe multidisciplinar do SQVT, formada pela psicóloga Raquel Floriano, pela assistente social Kátia Souza e pelo médico Marcos Oliveira, apresentou novos projetos do serviço para o ano de 2024, como o Medida Certa, que busca promover mudanças nos hábitos alimentares dos servidores, com acompanhamento médico, psicológico e nutricional. A ação é realizada em parceria com a nutricionista da MMT Bernardete Medeiros e também conta com a colaboração voluntária do educador físico Elkjaer Sousa, que orienta os servidores em relação às atividades físicas.
Também foram apresentados os projetos da Caderneta e do Prontuário do Servidor, que vão manter um registro sigiloso tanto da parte médica, quanto da social e psicológica dos servidores, para que haja um acompanhamento do indivíduo sob todos os aspectos; das Sextas de Meditação; da Feira do Servidor Empreendedor; dos Cafés da manhã com os pais de filhos com necessidades especiais; e da Biblioterapia.
Participante do projeto piloto do Medida Certa, o servidor Wellington Libório deu um depoimento sobre seus dois primeiros meses na empreitada. “Estou mudando não apenas meus hábitos alimentares, mas também minha rotina de sono e de atividade física. É impressionante a minha mudança de disposição física e mental nesse período. Em apenas dois meses, comecei caminhando e agora já consigo correr, coisa que nunca me imaginei fazendo na vida. Garanto para vocês: a perda de peso é só uma consequência”, afirmou Wellington.
Foto – Divulgação / Semsa