Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Maternidade Dr. Moura Tapajóz promove Semana de Qualidade de Vida do Servidor

O Serviço de Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT) do Setor de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (Seget-DMMT) da Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, promoveu na manhã desta terça-feira, 16/4, a abertura da Semana de Qualidade de Vida do Servidor MMT 2024.

A enfermeira obstetra e diretora da MMT, Núbia Cruz, abriu o evento falando sobre os vários aspectos que envolvem e influenciam a qualidade de vida do servidor. “Um estilo de vida saudável na vida pessoal e ações e práticas que melhorem o ambiente de trabalho são de suma importância para que os servidores tenham uma boa qualidade de vida, por isso, com nossa equipe agora estruturada, buscamos trabalhar tanto a parte social, quanto a física e psicológica”, explicou a diretora.

A semana ainda terá palestras sobre a importância da reeducação alimentar, com a nutricionista da MMT, Bernadete Medeiros; e sobre saúde financeira e educação para os dias atuais, com o educador financeiro Daniel Floriano, diretor presidente do Instituto de Inovação e Tecnologia do Amazonas (ITAM).

Durante o evento, que também contou com a participação da fisioterapeuta Flávia Palhares, da Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a chefe do SEGET-DMMT, Natália Andrade Teixeira, destacou que uma das principais metas da equipe do SQVT é contemplar todos os temas e áreas necessários para o equilíbrio do ambiente organizacional, promovendo não apenas o bem-estar físico, mas também o emocional.

“Estamos colocando em prática projetos que buscam contemplar todas essas áreas. O nosso sonho começou a ser realizado com a formalização do setor e com a formação de nossa equipe multiprofissional, mas é um sonho que ainda não está completo, porque estamos apenas no início da nossa caminhada e ainda temos muito projetos para desenvolver”, ressaltou Natália.

A equipe multidisciplinar do SQVT, formada pela psicóloga Raquel Floriano, pela assistente social Kátia Souza e pelo médico Marcos Oliveira, apresentou novos projetos do serviço para o ano de 2024, como o Medida Certa, que busca promover mudanças nos hábitos alimentares dos servidores, com acompanhamento médico, psicológico e nutricional. A ação é realizada em parceria com a nutricionista da MMT Bernardete Medeiros e também conta com a colaboração voluntária do educador físico Elkjaer Sousa, que orienta os servidores em relação às atividades físicas.

Também foram apresentados os projetos da Caderneta e do Prontuário do Servidor, que vão manter um registro sigiloso tanto da parte médica, quanto da social e psicológica dos servidores, para que haja um acompanhamento do indivíduo sob todos os aspectos; das Sextas de Meditação; da Feira do Servidor Empreendedor; dos Cafés da manhã com os pais de filhos com necessidades especiais; e da Biblioterapia.

Participante do projeto piloto do Medida Certa, o servidor Wellington Libório deu um depoimento sobre seus dois primeiros meses na empreitada. “Estou mudando não apenas meus hábitos alimentares, mas também minha rotina de sono e de atividade física. É impressionante a minha mudança de disposição física e mental nesse período. Em apenas dois meses, comecei caminhando e agora já consigo correr, coisa que nunca me imaginei fazendo na vida. Garanto para vocês: a perda de peso é só uma consequência”, afirmou Wellington.

Foto – Divulgação / Semsa 

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus instala câmeras de monitoramento 24 horas nas obras do ‘Local Casa de Praia’

Victória Farias

Shádia Fraxe retorna ao comando da Secretaria Municipal de Saúde

Victória Farias

Maio Amarelo: Juntos salvamos vidas

Redação