Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Manausprev capacita servidores para manter alto padrão no atendimento, de acordo com a norma internacional ISO 9001:2015

A Manaus Previdência, integrante da administração indireta da Prefeitura de Manaus, comprometida em manter o alto nível de excelência nos serviços ofertados, capacitou mais uma turma de 25 servidores, incluindo a diretoria da autarquia, com o curso de Leitura e Interpretação da Norma Brasileira ISO 9001:2015 para o cumprimento dos requisitos da Organização Internacional para a Padronização, certificação mantida pelo órgão desde 2016.

O curso com 16 horas de conteúdo encerrou nesta sexta-feira, 3/5, na sede da Manaus Previdência, no bairro Chapada,  zona Centro-Sul, e foi dividido em quatro tardes de estudo, com objetivo de orientar e capacitar os participantes que são membros do Comitê Multiplicador da Qualidade (CMQ) da autarquia, na interpretação adequada da terminologia e dos requisitos normativos da ISO 9001:2015. A qualificação também possibilita o desenvolvimento de habilidades para avaliação dos requisitos e sua aplicação no órgão.

“A leitura e a interpretação da norma ISO 9001:2015 são imprescindíveis para a formação dos servidores que atuarão como auditores internos da Manaus Previdência em 2024. A ação faz parte dos requisitos obrigatórios para a manutenção da certificação que a autarquia mantém desde 2016, sem interrupção”, enfatiza a diretora-presidente da Manausprev, Daniela Benayon.

Com a conclusão do curso, os membros do CMQ estão aptos a participar da segunda  etapa do processo, que  é o de formação de auditores internos. A qualificação será realizada ainda neste mês.

“Manter um sistema de gestão de qualidade ISO 9001 assegura maior qualidade na entrega de serviços, melhorando sempre a eficiência operacional e também a satisfação dos clientes, neste caso, o público-alvo da Manausprev. O curso de leitura e interpretação, faz parte dos requisitos de formação  que possibilita uma qualidade de auditores mais eficientes”, explica  a engenheira de Segurança do Trabalho e auditora líder SGI, Joice Nogueira Paiva, que ministrou o curso.

Certificação ISO 9001:2015

Em novembro de 2023, a Manaus Previdência passou pelo processo de auditoria externa realizada pelo Instituto Totum, que recomendou a manutenção da certificação NBR ISO 9001:2015. Essa recomendação atesta o nível de excelência da gestão da qualidade que a autarquia mantém, comprovando que seu Sistema de Gestão da Qualidade permanece implementado, cumprindo os requisitos legais e regulatórios aplicáveis, aumentando desta forma, a satisfação do público-alvo.

Pró-Gestão RPPS

Desde 2020, a Manaus Previdência se mantém no nível IV, o mais alto padrão de certificação de gestão de RPPS. Pelo quinto ano consecutivo, a Manaus Previdência passou por auditoria para verificar o cumprimento dos requisitos do Pró-Gestão RPPS. Durante três dias, de 25 a 27 de setembro do ano passado, todos os setores da autarquia e áreas específicas do município de Manaus foram auditados pela empresa certificadora Totum.

Em 2019, a Manausprev conquistou a certificação Pró-Gestão, nível III – Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios. 

Essa certificação tem por objetivo incentivar os RPPS a adotarem as melhores práticas de gestão previdenciária, que proporcionem maior controle dos seus ativos e passivos e mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade.

Foto – Divulgação/ Manaus Previdência 

Post Relacionado

Inscritos na corrida Manaus em Movimento podem retirar kits na sexta-feira e no sábado, 5 e 6/4

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus recupera mais uma rede de drenagem profunda no conjunto Vista Bela

victoria Farias

Prefeito em exercício assina projeto de lei para criação de programas de saúde

EDI FARIAS