O Serviço de Assistência à Saúde do Município de Manaus (Manausmed) registrou aumento na demanda de atendimentos nos primeiros meses de 2024. O número de consultas de urgência realizadas quase dobrou, saltando de 3.566 realizadas no último bimestre de 2023, para 7.282 no primeiro bimestre deste ano.
No número de consultas eletivas, as pré-agendadas, também houve um aumento significativo, saltando de 16.935 em novembro e dezembro do ano passado, para 18.316 consultas em janeiro e fevereiro deste ano.
O aumento na demanda dos atendimentos de urgência tem relação com casos de pacientes com quadro de doenças cardíacas, neurológicas e também relacionadas à assistência pediátrica. Já o aumento da demanda de consultas eletivas foi ocasionado pelas arboviroses, como dengue, Zika, Chikungunya, além de Covid-19 e H1N1, como explica o subsecretário da Manausmed, César Marques.
“Tivemos um aumento muito grande da questão das doenças, tanto das doenças autoimunes, como as doenças de valor tropical, e também as doenças respiratórias. A gente teve o Covid-19 muito alto, nós tivemos H1N1 e, agora, veio a dengue, que ainda não passou. Tivemos, também, muitos casos de cirurgias cardíacas e neurais”, ressalta Marques.
A virada de ano foi o período que a Manausmed registrou maior impacto no quantitativo de atendimentos, pois o número de consultas de urgência mais que dobrou, sendo de 114%, saltando de 1.810 realizadas em dezembro, para 3.888 em janeiro. A alta de consultas eletivas foi de 44,8%, saindo de 7.194 para 10.417, no mesmo período.
Em fevereiro, o cenário mudou, com 7.899 consultas eletivas realizadas e 3.394 consultas de urgência. Apesar da redução, ainda existe uma demanda considerada alta para o período, mas os mais de 28 mil servidores segurados e os mais de 12,7 mil dependentes seguem recebendo toda a assistência da Manausmed.
“Portanto, estamos tendo uma demanda muito alta, mas conseguimos dar o tratamento adequado e de qualidade para estar salvando vidas dos nossos segurados”, acrescentou o subsecretário César Marques.
Cirurgias
O número de cirurgias autorizadas pelo Manausmed, em 2024, foi de 425, com 203 realizadas em janeiro e 222 em fevereiro. Deste total, 246 são cirurgias eletivas, que são agendadas previamente, e 179 se referem a cirurgias liberadas na urgência do pronto-socorro credenciado. Em todo o ano de 2023, a autarquia liberou a realização de 1.521 cirurgias de alta e média complexidade.
Foto – Thelson Souza / Semad-Manausmed