Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Manaus sedia lançamento da rede nacional ‘Liga Steam’ na região Norte

Manaus foi palco, nesta quinta-feira, 25/9, do lançamento da rede nacional ‘Liga Steam’ na região Norte do Brasil. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e reuniu educadores, gestores e representantes nacionais com o objetivo de fortalecer a abordagem Steam (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) como estratégia de transformação da educação nas escolas públicas. 

O subsecretário de Gestão Educacional, Arone Bentes, destacou a importância que a gestão municipal atribui a ações voltadas à melhoria da educação para os mais de 250 mil estudantes da rede municipal de ensino. 

“Este evento mostra o compromisso da prefeitura, por meio da Semed, com a educação. Estamos aqui demonstrando a convergência de experiências e esforços para promover uma educação pública de qualidade, enfrentando o maior inimigo: a ignorância”, afirmou. 

A programação, realizada em formato de imersão nos turnos matutino e vespertino, incluiu credenciamento, abertura oficial e partilha de experiências com projetos Steam já desenvolvidos nas escolas da rede municipal. Entre os destaques estiveram o painel Inspirador, que discutiu o papel da liderança e da inteligência artificial na educação; oficinas práticas com kits de robótica; e uma sessão de “Design Thinking”, na qual educadores cocriaram soluções voltadas ao futuro da abordagem Steam. 

O gerente de Tecnologias Educacionais da Semed, Austônio Queiroz, explicou que Manaus foi escolhida para sediar o lançamento da “Liga Steam” no polo Norte devido ao protagonismo da rede municipal em práticas pedagógicas inovadoras. 

“Este lançamento representa o fortalecimento da abordagem Steam, que é aplicada cada vez mais para melhorar a aprendizagem dos nossos estudantes. Iniciamos com cinco projetos e, hoje, já contamos com 25, número que tende a crescer nos próximos anos”, destacou. 

Para o coordenador dos Centros de Tecnologias Educacionais (CTEs), da escola municipal Nova Vida, Agnaldo Araújo da Silva, a participação no projeto tem viabilizado ações práticas de sustentabilidade nas escolas. 

“Com o apoio da Semed, foi possível criar uma horta de plantas medicinais, revitalizar o refeitório escolar e desenvolver lixeiras automáticas com sensores programados pelos próprios alunos. Essas iniciativas transformam os espaços escolares e incentivam a preservação ambiental”, explicou.

Representando a rede nacional “Liga Steam”, a gerente de Investimento Social da Fundação ArcelorMittal, Catarina Lutero, reforçou o alcance da proposta no âmbito nacional. 

“Desde 2022, já alcançamos todos os Estados brasileiros, com mais de 18 mil professores participantes. A rede nacional busca integrar educadores de diferentes regiões, para que os desafios locais sejam pensados coletivamente e transformados em projetos inovadores”, afirmou. 

Texto – Alexandre Abreu/ Semed 

Foto – Divulgação/ Semed 

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus atualiza cenário de arboviroses em nova edição de informe epidemiológico

victoria Farias

Prefeitura participa de intercâmbio internacional para requalificação de centros históricos

Victória Farias

Prefeitura monta força-tarefa para fiscalizar vagas de estacionamentos especial em áreas privadas

Patrick da Silva FARIAS