Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Manaus conquista conceito ‘A’ no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Tesouro Nacional

Manaus obteve o conceito “A”, a nota máxima, no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O resultado, referente ao exercício de 2024, reflete a transparência, confiabilidade e consistência das informações contábeis e fiscais enviadas ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef).

Criado em 2019, o ranking avalia a qualidade dos dados remetidos pela União, estados e municípios ao Siconfi, plataforma que centraliza dados contábeis e fiscais de todos os entes federativos para permitir a consolidação das contas públicas nacionais.

Para alcançar o conceito máximo “A”, a STN utiliza o Indicador da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (ICF), que considera diversos demonstrativos oficiais — como o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), o Relatório de Gestão Fiscal (RGF), a Declaração de Contas Anuais (DCA) e a Matriz de Saldos Contábeis (MSC).

São avaliadas quatro dimensões: gestão da informação (incluindo entrega no prazo e consistência dos prazos de declaração), informações contábeis (aderência às normas públicas), informações fiscais (coerência dos relatórios fiscais) e integração entre contabilidade e fiscal (o cruzamento entre esses dados).

Segundo a diretora do Departamento Contábil da Subsecretaria do Tesouro da Semef, Suani Alves, este reconhecimento simboliza um avanço significativo nos processos municipais. “Significa que a qualidade de informação contábil e fiscal do município de Manaus que está sendo encaminhada para o Tesouro Nacional está em um nível de transparência e confiabilidade, dentro dos padrões que o STN considera de melhor qualidade dessas informações”, destacou.

Medidas

A diretora destacou que a Prefeitura de Manaus vem atuando desde 2019 para alcançar o conceito máximo no ranking. Nesse período, foram implementadas ações de alinhamento dos sistemas, com suporte da área de Tecnologia da Informação à contabilidade, envolvendo não apenas a Semef, mas também todos os entes municipais, incluindo a Câmara Municipal e a Previdência.

Com esse desempenho, Manaus se destaca entre as capitais brasileiras, superando importantes metrópoles que receberam conceito “B”, como Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia. Este recorte mostra o quanto grandes cidades vêm evoluindo no cumprimento das exigências contábeis e fiscais, contribuindo para a credibilidade das finanças públicas locais.

Além do prestígio institucional, alcançar o selo “A” no Ranking Siconfi traz benefícios práticos: fortalece a credibilidade da gestão fiscal municipal, pode favorecer a avaliação da capacidade de pagamento por instituições federais, bem como facilitar acesso a financiamentos ou convênios que dependam dessa avaliação de risco.

O ranking completo, com os percentuais de acertos em cada uma das dimensões avaliadas e o Índice da Qualidade Contábil e Fiscal (ICF) para Manaus e demais capitais, está disponível no portal da STN: www.gov.br/tesouronacional.

Texto – Anderson Farias / Semef

Foto – Valdo Leão/Semcom

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus promove festa alusiva ao ‘Dia Mundial de Conscientização do Autismo’

victoria Farias

Prefeitura realiza operação para fiscalizar transporte público de Manaus

Patrick da Silva FARIAS

Ajuda humanitária da Prefeitura de Manaus beneficia quase mil famílias ribeirinhas no Tarumã

victoria Farias