Blitz Amazônico
Amazonas

Manacapuru: Idam retoma atividades em Unidade Demonstrativa de produção de sementes de malva 

Interrompidas por conta da severa estiagem que atingiu o Amazonas em 2023, as atividades na Unidade Demonstrativa (UD) de produção de sementes de malva, no município de Manacapuru (a 68 quilômetros da capital), foram retomadas, na terça-feira (09/04), pelos técnicos do Projeto Prioritário (PP) de Fibras do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).

O projeto tem objetivo de produzir sementes que, posteriormente, serão doadas a produtores rurais a fim de fortalecer a cadeia produtiva da malva no estado. Em Manacapuru, a cultura está entre as atividades de destaque na geração de emprego e renda, que tende a ganhar maior destaque com a retomada das ações da UD.

A UD está situada no sítio do agricultor familiar Severo Façanha, na comunidade de Acajutuba. A atividade foi iniciada em 2021, com adubação da área selecionada com uso de adubo orgânico e químico. O plantio, entretanto, foi prejudicado por conta da severa estiagem que assolou o estado ano passado, porém, das 625 plantas, 379 nasceram e se desenvolveram.

“Avaliamos as plantas e constatamos que uma boa parcela delas conseguiu passar pela estiagem e se desenvolveram. Com isso, o próximo passo é seguir com os tratos culturais na busca dos resultados”, destacou o coordenador do Projeto Prioritário de Fibras do Idam, Suzamar Santos.

A primeira UD implementada pelo PP de Fibras em parceria com a Fazenda Experimental da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na BR-174, rendeu 600 kg de sementes por hectare, considerado um enorme sucesso pela equipe técnica.

O coordenador revela ainda que, no mês de junho, será implantada uma Unidade Demonstrativa em Parintins (a 369 quilômetros da capital), na qual, o município é um dos maiores produtores de fibras do estado e, com a nova UD, outros agricultores familiares terão acesso a sementes para produção de malva.

FOTOS: Divulgação/Idam

Post Relacionado

Em Tefé e Maraã, Sepror promove ações de fomento ao setor primário

EDI FARIAS

Em Humaitá, Defensoria realiza mutirão de atendimento para famílias atingidas por operação federal que explodiu balsas no rio Madeira

victoria Farias

Alisson Leão diz que Crea estará à disposição de todos os profissionais no Amazonas

blitzamazonico