Blitz Amazônico
Amazonas

Mais de 450 operações de fiscalização foram realizadas pelo Detran Amazonas em 2023

No ano de 2023, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da fiscalização, promoveu cerca de 480 operações voltadas à segurança viária, tanto na capital como no interior do Estado. Ao todo, foram 15.718 autuações e remoção de 2 mil veículos, dos quais 1.659 foram motocicletas.

Além das ações estritamente fiscalizatórias, a instituição também promoveu iniciativas educativas e de conscientização nos municípios de Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo (respectivamente a 27, 68, 115, 57,117 distantes de Manaus).

Em 2023, o Detran Amazonas, em parceria com a Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT) Parintins e o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), coordenou pela primeira vez todo o tráfego viário durante o 56º Festival Folclórico de Parintins (distante a 369 da capital), realizando com êxito 16 operações naquele local.

O diretor-presidente da instituição, Rodrigo de Sá, ressalta que as ações foram desempenhadas com foco em combater atos infracionais que possam comprometer a vida do condutor e do pedestre, além da garantia de um trânsito seguro.

“Essas estatísticas refletem o comprometimento do Detran Amazonas em zelar pela vida, trazendo ordem e segurança no trânsito, contribuindo assim para a preservação da integridade dos cidadãos e a fluidez nas vias”.

Principais operações

Ainda neste ano, foi desencadeada a “Operação Via Segura”, com foco em coibir irregularidades cometidas em práticas de “rolezinhos” e a “Operação Segurança Viário” que teve o intuito de retirar de circulação motocicleta com descarga livre, mau estado de conservação, placa adulterada e combater o ato de conduzir sob o efeito de álcool. Outras principais operações realizadas foram a do “Carnaval “,”Semana Santa “,”Tiradentes “,”Ciranda ” e”Parintins “.

Apoio

As fiscalizações do Detran Amazonas contaram com a colaboração de outros órgãos do Estado, nas quais 25 foram conduzidas em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), 14 com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), nove com o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) e quatro com a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Amazonas (Arserpam).

Ainda de acordo com Rodrigo de Sá, o Detran Amazonas continuará em 2024, honrando com seu compromisso de executar a Política Estadual de Trânsito que visa, sobretudo, a prevenção da vida.

“Em 2024, afirmo que o Detran Amazonas permanecerá com todo empenho, atuando fortemente para combater acidentes e ações que comprometam a segurança. Cumpriremos o nosso dever de promover um trânsito seguro em todo Estado do Amazonas, afinal, isso é o que determina o governador Wilson Lima.

FOTOS: Isaque Ramos/Detran-AM

Post Relacionado

Após ação da Defensoria, Justiça determina que Bradesco suspenda cobranças indevidas no interior do AM 

blitzamazonico

Em Manaus, alteração de nome e gênero em Cartório cresce 100% nos últimos dois anos

Patrick da Silva FARIAS

Ministro das Comunicações recebe governador do Amazonas

victoria Farias