Blitz Amazônico
Prefeitura de ManausSaúde

Mais de 3,6 mil pessoas foram vacinadas em Manaus no Dia D contra a Influenza (gripe)

Mais de 3,6 mil pessoas foram imunizadas no “Dia D” da Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe), promovido pela Prefeitura de Manaus, no sábado, 29/11. Dezenove unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) participaram da mobilização, com a oferta de doses ao longo de oito horas ininterruptas, das 8h às 16h, para idosos, gestantes, crianças e demais integrantes dos grupos prioritários da estratégia.

Ao todo, 3.669 pessoas receberam a vacina influenza trivalente no “Dia D” em Manaus, dentre elas 1.551 idosos, 677 crianças de 6 meses a menores de 6 anos e 58 gestantes. Do início da campanha, no dia 3/11, até o último domingo, 30/11, a Semsa contabiliza a aplicação de 115.534 doses do imunizante nas salas de vacina da rede municipal.

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da Saúde do Trabalhador da Semsa, Marinélia Ferreira, destacou a adesão significativa dos usuários ao “Dia D”, que tem como objetivo reforçar a cobertura vacinal contra a gripe. “Mesmo com a chuva intensa à tarde e a realização de uma final do futebol no mesmo dia, tivemos um bom número de usuários que compareceram para se vacinar”, comemora.

Marinélia assinala que a influenza trivalente é direcionada para crianças de 6 meses a menores de 6 idade, gestantes e idosos, além de usuários de outros 17 grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde. “São pessoas que têm maior risco de desenvolver formas graves da gripe, podendo necessitar de hospitalização e até ir a óbito por conta do vírus da influenza”, pontua.

A diretora enfatiza que a campanha de vacinação contra a influenza segue até 28 de fevereiro de 2026, com a oferta de doses em mais de 160 salas de vacina gerenciadas pela Semsa, distribuídas em todas as zonas da área urbana e rural. A lista de locais, endereços e horários pode ser consultada pelo endereço bit.ly/SalasVacina.

“Se você conhece alguém dos grupos prioritários, informe sobre a campanha, ou se você faz parte, compareça a uma das salas da Semsa para se vacinar e se proteger contra a gripe. A vacina salva vidas”, orienta.

Vacinação

Desde 2023, a campanha de vacinação contra a influenza inicia no segundo semestre do ano, em Manaus e nos demais municípios do Norte, diferentemente do restante do país, onde a estratégia inicia no primeiro semestre.

“Temos aqui a sazonalidade do período chuvoso, que causa um maior número de síndromes gripais. As cidades da região Norte realizam a campanha nesse momento por conta disso, justamente antes de começarem as chuvas mais intensas”, explica Marinélia Ferreira.

A campanha, conforme Marinélia, tem como meta imunizar 90% das crianças, gestantes e idosos, que somam 439.396 pessoas em Manaus; nos demais grupos, a meta é alcançar 306.249 pessoas. Dentre as 115.534 pessoas já vacinadas nesta edição da campanha na capital, estão 42.500 idosos, equivalendo a 18,69% dessa população, além de 5.896 gestantes (23,48%) e 28.900 crianças (15,48%).

Segundo Marinélia, ao lado de idosos, crianças e gestantes, a lista de grupos prioritários inclui: puérperas (até 45 dias após o parto); povos indígenas; quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde; professores do ensino básico e superior; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; caminhoneiros; profissionais das Forças Armadas; profissionais  da força de segurança e salvamento; trabalhadores do transporte coletivo (urbano e longo percurso); trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos); população privada de liberdade (18 anos e mais); e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.

— — — 

Texto – Jony Clay Borges/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus atua com frente de obras no bairro Zumbi dos Palmares

victoria Farias

Semsa Manaus recomenda teste para hepatites virais, mesmo sem sintomas

victoria Farias

Prefeitura de Manaus inicia perfuração das estacas que vão sustentar novo viaduto entre as avenidas das Torres e Efigênio Salles

blitzamazonico