Blitz Amazônico
Política

Lei de Roberto Cidade incentiva a melhoria nutricional e o combate ao desperdício na merenda escolar

Consciente de que uma merenda escolar de qualidade passa pelo melhor aproveitamento dos ingredientes e pelo investimento em alimentos de boa procedência, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), é autor da Lei nº 5.208/2020 que cria o projeto “Desperdício Zero”. A Lei de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) estabelece diretrizes para evitar o desperdício de alimentos na merenda dos estabelecimentos escolares.

De acordo com essa legislação, os cardápios deverão conter o reaproveitamento saudável das sobras de alimentos e sua transformação em itens e preparações para serem incorporados na merenda diária dos alunos.

É amplamente conhecido e difundido, nacional e mundialmente, os benefícios do reaproveitamento de ingredientes como forma de evitar o desperdício, diminuição de custos, menor produção de lixo orgânico e para a melhoria do valor nutricional de alimentos, como cascas de frutas, talos, sementes e folhas.

“Com o apoio de nutricionistas e a boa vontade do corpo técnico da escola, o cardápio alimentar dos alunos pode ser melhorado sem prejuízo aos hábitos de cada escola. Além disso, estará sendo servida uma merenda escolar de qualidade, diminuindo, consideravelmente, os prejuízos. A Lei do Desperdício Zero passa pela diminuição de gastos e aumento da qualidade da merenda oferecida aos alunos”, afirmou o deputado presidente.

O reaproveitamento de alimentos também contribui para a diminuição da produção de lixo orgânico.

Desperdício no mundo

Dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) apontam que, enquanto 821 milhões de pessoas passam fome no mundo, um terço dos alimentos produzidos são desperdiçados diariamente.

A estimativa na FAO é que o mundo jogue fora 1,3 bilhão de toneladas de comida por ano no lixo.

Foto – Herick Pereira

Post Relacionado

Senado celebra dez anos da Lei de Cotas em sessão especial nesta segunda

Redator

Plenário avalia oferta de remédio para fibromialgia pelo SUS nesta quarta

Redator

Governo Bolsonaro tira dinheiro de creches e gasto federal com obras cai 80%

Shayenne