Blitz Amazônico
Brasil

Latam é condenada pela justiça após negar embarque de cão de apoio psiquiátrico

A Latam Linhas Aéreas foi condenada pela justiça amazonense a indenizar o casal Deusa e Luís Felipe após se recusar a embarcar o cachorro pug Thanos, em voo partindo de Manaus com destino à cidade de São Paulo (SP).

Naturais do Rio de Janeiro, o casal residia em Manaus a mais de 7 anos. Em dezembro de 2022, Deusa teve que ir às pressas para o Rio de Janeiro após sua irmã ser diagnosticada com um tumor no cérebro, deixando emprego, casa, o marido e o cachorrinho da raça Pug “Thanos” em Manaus. Com a partida da esposa, Luís Felipe desenvolveu um quadro depressivo e decidiu também ir para Valença, levando o pet junto.

Determinados a ir para o Rio de Janeiro, o casal buscou companhias aéreas que pudessem fazer o transporte do cachorro. Não conseguindo retorno positivo, buscaram ajuda judicial junto a um advogado especialista em causas de direito animal e de seus tutores.

A ação foi ajuizada pelo Advogado Klinger Feitosa e gerou o processo de nº 0411755-62.2023.8.04.0001.

Na sentença, a juíza Articlina Oliveira Guimarães, do 20º Juizado Especial Cível de Manaus, julgou procedente o pedido do requerente reconhecendo o direito do autor em pode viajar com seu cão de apoio psiquiátrico e ainda condenou a Latam “ao pagamento da quantia de R$ 10.000,00 (dez mil reais) a título de indenização por danos morais sobre o qual deverá incidir correção monetária pelo índice INPC a contar da data do arbitramento (Súmula 362 do STJ) e juros de 1% ao mês, a contar da data da citação”, decidiu a juíza.

Com informações do site: Portal da Capital AM

Post Relacionado

STJ pode liberar cultivo de maconha no Brasil

blitzamazonico

‘Pacto pela segurança’, diz Dino sobre suspensão do Telegram no Brasil

blitzamazonico

Mulher que não podia ter filhos é presa por estuprar adolescente de 13 anos com o marido

blitzamazonico