Blitz Amazônico
Repórter das Comunidades AM

‘Jornalzine’ elaborado por jovens do bairro Monte das Oliveiras promove oficinas de Educomunicação

O projeto será executado na sede do Coletivo Comunitário Soul do Monte e beneficiará 30 crianças e adolescentes

Jovens moradores do bairro Monte das Oliveiras, localizado na zona norte, participam até o dia 19 de agosto, da segunda rodada de oficinas do projeto Mural – Jornalzine do Monte II. O projeto tem como objetivo estimular o sentimento de pertencimento, a valorização do conhecimento dos moradores mais antigos do bairro Monte das Oliveiras, além de oportunizar que crianças e adolescentes tenham uma experiência prática no processo de pesquisa, registro de informações, catalogação de dados, e produção de um jornalzine que será distribuído nas escolas onde estudam. 

Contemplado no edital Manaus Faz Cultura 2, lançado pelo Concultura, em parceria com a Manauscult, o projeto beneficia 30 jovens com idades entre 6 e 16 anos, todos moradores do bairro Monte das Oliveiras, que participam de quatro oficinas de diferentes temas: Conceito e prática de Educomunicação (Rojefferson Moraes), Introdução à Fotografia (César Nogueira), Introdução ao Audiovisual (Max Caracol) e Introdução ao Podcast (Bruno Tadeu).

Idealizado pelo professor Rojefferson Moraes, durante as atividades do curso “Se Esse Patrimônio Fosse Meu – Educação Patrimonial e Pertencimento”, executado pela Agência de Iniciativas Cidadãs de Minas Gerais, o projeto busca resgatar a história do bairro. 

“Durante o curso de territorialidade e pertencimento surgiu a ideia de fazer um jornalzinho para resgatar a história do bairro, envolvendo crianças e adolescentes. Acredito que esta movimentação estimula a questão do sentimento de pertencimento das crianças, olhando o bairro por um outro prisma”, explicou Rojefferson Moraes. 

Além disso, o professor, de 37 anos, pontua a valorização do conhecimento dos moradores mais antigos do bairro Monte das Oliveiras. “Vivo no bairro desde a minha infância, acompanhei muitas histórias tristes e alegres, assim como conheço os moradores mais antigos, e pra gente é muito importante valorizar essas pessoas que mantêm a memória viva do local onde crescemos”, finaliza Rojefferson. 

Fotos: Divulgação 

Post Relacionado

PARABÉNS AO REPÓRTER DAS COMUNIDADES! Conheça a linda história desse comunicador de coração generoso que completa mais um ano de vida

Redação

Jovens do bairro Monte das Oliveiras participam de oficinas de Educomunicação, do projeto Mural Jornalzine

blitzamazonico

A importância do trabalho em equipe para o desenvolvimento da empresa

Victória Farias