Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

‘Janeiro Branco’ é destaque para colaboradores do Implurb para o autocuidado e tratamento com a população no dia-a-dia

O atendimento é uma das atividades mais essenciais no serviço público, sendo uma ponte entre as necessidades da população e as soluções que os órgãos governamentais oferecem. Na Prefeitura de Manaus, como no Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), não é diferente e a missão de servir à sociedade envolve não apenas eficiência, celeridade e qualidade nas respostas, mas também o respeito e a empatia com cada cidadão que procura o instituto.

Para os servidores públicos, essa responsabilidade exige não apenas habilidades técnicas, mas também equilíbrio emocional e saúde mental. Marcado pela campanha “Janeiro Branco”, o primeiro mês do ano é um momento de reflexão sobre o cuidado com a saúde mental, especialmente para aqueles que estão na linha de frente do atendimento público.

Para o vice-presidente do Implurb, Antônio Peixoto, o “Janeiro Branco” é tempo de conscientização sobre a saúde mental e emocional.

“Isso é muito importante para todos nós, que saímos muito recente de uma pandemia, que trouxe consequências na nossa sociedade. É o servidor que atende a população, então, eles precisam estar com a saúde mental e emocional em dia. Se você estiver passando por algum momento crítico e de dificuldade, fale com alguém, peça ajuda. Trago este alerta para podermos entender a importância de ter paz e cuidados pessoais, do corpo à mente”, comentou Peixoto.

O “Janeiro Branco” é uma iniciativa que visa conscientizar a sociedade sobre a importância de se discutir e cuidar da saúde emocional, uma temática fundamental tanto no ambiente de trabalho quanto no atendimento às demandas da população.

A arquiteta e urbanista do Implurb, Eloísa Serrão, disse que é fundamental poder ter uma mente sã e ter alegria nas pequenas coisas do dia-a-dia.

“A boca fala do que o coração está cheio. E desejo um coração leve para nossos colaboradores, de poder trabalhar bem com as pessoas que estão ao nosso redor, para sermos seres humanos melhores e felizes”, afirmou. Eloísa destacou ainda a necessidade de ter um ambiente de trabalho saudável, onde se passa grande parte do tempo.

A assistente técnica Arilayne Simões alertou que é importante se aprender a lidar com questões de saúde mental e que a campanha “Janeiro Branco” é uma forma da Prefeitura de Manaus de se importar com os servidores.

“Eu vivo isso diariamente, tanto comigo quanto com minha família. Sei muito bem da importância de me analisar e de me cuidar. Precisamos saber cuidar tanto da população quanto de um funcionário que esteja passando por uma dificuldade”.

Já Fabiana Barroso, também assistente técnica do instituto, afirmou que a campanha é o tempo de discutir a saúde mental, para a mente, para que se possa estar bem para servir bem à população, de modo geral.

“Em um cenário de intensa interação com o público, manter o equilíbrio emocional é vital para uma prestação de serviço eficiente, que seja ao mesmo tempo humana e sensível às necessidades de cada pessoa”, acrescentou Fabiana.

O Implurb tem profissionais que podem dar assistência aos servidores, tendo uma assistente social em seus quadros. Nas redes sociais, a autarquia publicou os contatos principais de atendimento disponíveis, desde o Centro de Valorização da Vida (CVV), nacional, que funciona 24h, pelo número 188, até as unidades de saúde que prestam atendimento psicológico na capital.

Neste janeiro, a autarquia reforça o compromisso com a saúde mental de todos os envolvidos no processo de planejamento urbano, incentivando o diálogo, a reflexão e o cuidado contínuo, construindo um ambiente de trabalho mais saudável e um atendimento público mais eficaz e empático.

Contatos de ajuda

Centro de Valorização da Vida (CVV) – 188

Horário de atendimento por telefone: Disponível 24 horas

Horário de atendimento por chat: Dom – 17h à 01h, Seg a Qui – 09h à 01h, Sex – 15h às 23h, Sáb – 16h à 01h

Centro de Atenção Psicossocial – CAPS

Horário de atendimento: 7h às 17h

Centro de Atenção Psicossocial III Benjamin Matias Fernandes;

Centro de Atenção Psicossocial III Álcool e Drogas Dr. Afrânio Soares;

Centro de Atenção Psicossocial II Álcool e Drogas Dra. Eliana Vitorino Schramm;

Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Leste Dr. Rogelio Casado Marinho Filho;

Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Sul Psicóloga Nivya Kellen de Castro Valente;

Centro Especializado em Reabilitação – CER II Professor Rolls Gracie – Físico e Intelectual;

Unidades de Atenção Psicológica

USF Antônio Reis

Endereço: Rua Escandinávia, s/n – São Lázaro;

Policlínica Dr. Antônio Comte Telles

Endereço: Rua Barreirinha, s/n – São José Operário;

Policlínica Castelo Branco

Endereço: Rua do Comércio, s/n – Parque 10;

USF Ajuricaba

Endereço: Av. Leste, s/n – Conjunto Ajuricaba, Alvorada;

Policlínica Dr. Djalma Batista

Endereço: Rua Teotônio Vilela, s/n – Compensa;

USF Prefeito Manoel Henriques Ribeiro

Endereço: Rua Leblon, s/n°, Conjunto Residencial Viver Melhor 3, Bairro Cidade de Deus;

USF Desembargador Fábio Couto Valle

Endereço: Av. Brigadeiro Hilário Gurjão, s/n – Jorge Teixeira;

USF Professor Carlson Gracie

Endereço: Av. Curaçao, s/n – Nova Cidade

Foto – João Viana / Semcom e Maxwell Oliveira / Implurb

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus conclui alinhamento do ‘Programa Saúde na Escola’

blitzamazonico

Prefeitura realiza segundo dia de atendimentos da campanha ‘Natal Para Todos’

victoria Farias

Experiência do ‘Consultório na Rua’ da Prefeitura de Manaus é compartilhada com equipe de saúde do Tocantins

Victória Farias