Blitz Amazônico
Meio Ambiente

Ipaam participa de Programa Itinerante do Conselho Nacional de Justiça, no Sul do Amazonas

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) participará, de 17 a 21 de junho, do Programa Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que conta com o apoio de diversas instituições federais e estaduais com o objetivo de promover serviços e direitos nas áreas ambiental, civil, fundiária, trabalhista e indígena, entre outras, a municípios da Amazônia Legal. A ação estará nos municípios de Humaitá e Lábrea, no Sul do Amazonas.

O Instituto vai oferecer à população local serviços como a pré-inscrição de interessados na modalidade de conservação de imóveis rurais até quatro módulos fiscais, informações e orientações sobre autos de infração, embargos, notificações pendentes de resposta e pendências no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O Ipaam conta com o apoio do Projeto Floresta+ Amazônia, que tem disponibilizado recursos e mão de obra para a realização de mutirões, como esse do CNJ, para regularização do CAR de imóveis rurais. O Floresta+ Amazônia é uma realização do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

A Ação

O Programa Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal surgiu da necessidade de ampliar a atuação do Poder Judiciário e das demais instituições do Poder Público na região da Amazônia Legal, caracterizada pela dificuldade locomoção entre algumas áreas e municípios.

Os serviços são realizados por meio de parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Conselho da Justiça Federal (CJF), o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), juntamente com órgãos do Sistema de Justiça e do Poder Executivo (federal, estadual e municipal).

Confira na íntegra a Carta de Serviços do CNJ, clicando no link https://abrir.link/XeSbA .

FOTOS: Divulgação/Ipaam

Post Relacionado

Idam anuncia inscrições para projeto de inseminação de bovinos em Itacoatiara

EDI FARIAS

Mercado internacional para produtos da sociobiodiversidade foi tema na Sepror 

blitzamazonico

Começa hoje em Brasília a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

EDI FARIAS