Blitz Amazônico
Polícia

Indicadores da SSP-AM apontam redução de 12% no roubo de telefone celular em Manaus 

Os furtos de aparelhos celulares apresentaram redução de 17%  

Indicadores da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) apresentados, nesta quarta-feira (23/10), durante o 29º Ciclo de Gestão para Desempenho (CGD), apontou redução de 12%  em roubos e 17% nos furtos de telefones celulares, em Manaus, em setembro, entre outros indicadores criminais.

Os dados foram apresentados pelo coordenador do Centro Integrado de Estatística (CIESP) da SSP-AM, tenente-coronel Rouget Britto. 

“A gente vai acompanhando a redução deste ano, se comparado com o ano passado, neste mês de setembro, a redução foi de 21% e o mês de setembro também trouxe o segundo menor número absoluto deste crime durante o ano de 2024”, detalhou o coordenador.

A redução reflete as medidas de segurança implementadas e a intensificação das operações de combate a crimes contra o patrimônio, que têm se mostrado eficazes na redução desses índices. Uma das medidas que refletem na queda desses números é o programa RecuperaFone, coordenado pelo Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC).  

Com um mês de existência, o programa já se mostra eficaz na recuperação de celulares. De acordo com o coordenador do NIRC, delegado Bruno Hitotuzi, o objetivo do núcleo é desmotivar a comercialização dos aparelhos roubados ou furtados.

“É um trabalho que vem sendo feito com operações nas lojas de celulares que comercializam esses aparelhos sem a demonstração da origem. É o trabalho de recuperação que tem sido feito através das notificações de via WhatsApp. É o trabalho que tem sido feito através das intimações externas, indo na casa das pessoas ou no trabalho das que não comparecem lá, via intimação no WhatsApp”, explicou o delegado.

FOTOS: Erikson Andrade/SSP-AM

Post Relacionado

Criminosos deixam celulares para trás após assaltarem passageiros do ônibus 542 em Manaus

VICTORIA LOUZADA

Cinco pessoas com mandados de prisão em aberto são presas durante ações da SSP-AM, no fim de semana

EDI FARIAS

PC-AM prende homem por ameaça e descumprimento de medida protetiva contra sua ex-companheira

EDI FARIAS