Durante três dias de evento em Brasília, serão mostrados produtos que vão de cosméticos a gêneros alimentícios, passando por serviços e tecnologias voltadas às cadeias da sociobiodiversidade
Foto: https://idesam.org/wp-content/uploads/2023/11/WhatsApp-Image-2023-11-06-at-16.03.43.jpeg (Divulgação Idesam)
https://flic.kr/p/2o5DUwb (Diego Toledano)
https://flic.kr/p/2nwPE9P (Divulgação Idesam)
O resultado prático de mais de quatro anos de fomento à inovação ligada à bioeconomia na Amazônia será apresentado pelo Idesam em Brasília (DF) durante 2ª edição da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (FesPIM), que acontece entre os dias 7, 8 e 9 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O Idesam é o responsável pelo Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), política da Superintendência da Zona Franca de Manaus com o objetivo de fomentar acesso ao mercado aos diversos produtos amazônicos através de produção sustentável e agregação de valor.
Ao longo dos três dias, o público terá acesso a mais de 30 estandes com uma variedade de produtos e inovações diretamente vinculados ao Polo Industrial de Manaus (PIM). O Idesam integra o estande dos Programas Prioritários da Suframa apresentando os resultados de 44 iniciativas que o Idesam apoiou até o momento.
Além disso, o Idesam levará para a feira uma experiência sensorial para que o público conheça os produtos dos segmentos que vão de cosméticos ao setor alimentício, entre outros, com um exemplo da nova Bioeconomia da Amazônia, agenda que acontece graças ao apoio de 38 empresas do Polo Industrial de Manaus, que apoiam a estruturação de 15 cadeias produtivas, nos cinco estados da Amazônia dentro da área de abrangência da Suframa.
Sobre o evento
A FesPIM tem como proposta mostrar a competitividade e o aglomerado econômico do Polo Industrial que terá como tema de abertura o tema “A Zona Franca de Manaus como instrumento de propagação do desenvolvimento econômico e conservação ambiental da Amazônia”, conduzido pelo superintendente da Suframa, João Bosco Saraiva.
Outro destaque nos debates é a presença do economista-Sênior do Banco Mundial, Etienne Kechichian, que lidera trabalhos sobre a competitividade dos setores industriais através do crescimento de políticas verdes e amigas do clima. Pelo menos 17 grandes nomes do universo científico e empresarial têm presença confirmada.