Blitz Amazônico
Amazonas

Idam leva capacitação a 64 avicultores de Novo Airão e Vila Balbina

Sessenta e quatro avicultores de Novo Airão e da Vila de Balbina, distrito de Presidente Figueiredo, e de Novo Airão (municípios 115 e 117 quilômetros distantes de Manaus, respectivamente) participaram de cursos voltados à avicultura, promovidos pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), por meio das Unidades Locais (UnLocs) do órgão nas localidades. A capacitação aconteceu por quatro dias e foi encerrada no último sábado (09/03).

Em Novo Airão, o curso abordou as “Boas Práticas na Avicultura”, contou com a participação de 33 avicultores e foi realizado nos dias 5 e 6 de março. Na ocasião, os participantes tiveram acesso a assuntos relacionados aos pilares da avicultura (nutrição, sanidade, legalização da atividade e bem-estar animal), por meio de aulas práticas e teóricas conduzidas pelo zootecnista do Idam, João Marcos Miranda. A iniciativa contou com o apoio da prefeitura do município.

Já na Vila de Balbina, nos dias 8 e 9 de março, a capacitação teve como foco a temática “Avicultura Caipira e Industrial”. O curso reuniu 21 avicultores, que foi ministrado pelo zootecnista do Idam, João Marcos Miranda e pelo gerente da UnLoc, Denis Almeida, contou com a abordagem de assuntos voltados a sistemas de produção, sanidade, nutrição e legalização da atividade. A iniciativa foi realizada em parceria com a Prefeitura de Presidente Figueiredo.

De acordo com o zootecnista João Marcos Miranda, os cursos tiveram como objetivo proporcionar aos avicultores das duas localidades maior conhecimento sobre a atividade, seja em relação às criações de frango de corte (produção de carne) e aves de postura (produção de ovos nos sistemas caipira ou industrial).

“O saldo foi positivo e produtivo, uma vez que os produtores estavam abertos a receber as tecnologias apresentadas durante as aulas. Além disso, também foi abordada a importância da legalização da atividade e da regularidade de documentos que garantem acesso à políticas públicas municipais, estaduais e federais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, concluiu o zootecnista.

Fotos: Divulgação/Idam

Post Relacionado

DPE-AM e Prefeitura de Manaus formalizam acordos individuais para realocação de famílias de área de risco para apartamentos do ‘Minha Casa, Minha Vida’

victoria Farias

Quibela realiza 2ª edição de curso de automaquiagem para pacientes oncológicas em quimioterapia

blitzamazonico

Sesc Amazonas oferece serviços gratuitos de saúde em Manacapuru

victoria Farias